ANÚNCIOS SOBRE O MEIO AMBIENTE



Essa campanha foi feita para a World Wildlife Fund. À medida que o papel acaba, o verde da América do Sul também vai embora, simbolizando o impacto ambiental que o uso de simples toalhas de papel é capaz de provocar, além de alertar para outros desperdícios que podem levar às mesmas consequências.

Esse anúncio utiliza o movimento da sombra no cartaz para demonstrar como o aquecimento global levará ao aumento do nível dos oceanos.


A Prolam Y&R, de Santiago, criou um enorme outdoor mostrando refugiados fugindo de uma enchente na Ásia, com dúzias de ar condicionados sobre a superfície do cartaz, que diz a seguinte frase: "O ar que esfria sua casa aquece o mundo".

O Greenpeace utilizou a canção You Are My Sunshine, de Charles Mitchell e Jimmy Davis, para fazer esse divertido comercial, que diz algo como: "Até que a luz saia da sua bunda, use lâmpadas fluorescentes".

"Veja quanto monóxido de carbono você deixará de emitir se não dirigir por um dia". Essa é a mensagem que aparece na gigantesca nuvem preta presa ao cano de escape de um carro depois de passar o dia sendo inflada pela fumaça expelida pelo automóvel.



Nesse anúncio, as árvores foram posicionadas para parecer pulmões. A área desmatada é um alerta, e a frase no canto diz: "Antes que seja tarde demais".



Essa campanha traz um slogan que gerou muita controvérsia: "O tsunami matou cem vezes mais que o 11 de Setembro. O planeta é brutalmente poderoso. Respeito-o. Preserve-o". O anúncio foi feito pela DDB Brasil e atribuído ao WWF, que negou qualquer tipo de participação na campanha, chamando-a de "ofensiva e de mau gosto".

A mensagem desse anúncio diz: "Você não pode ser lento em uma emergência. Aja agora pelo planeta".

Diesel, a fabricante italiana de roupas, colocou, no fim de janeiro, propagandas em jornais, revistas e outdoors que traziam modelos posando com roupas da marca em um mundo afetado pelo aquecimento global. Nas fotos acima, você vê o Cristo Redentor coberto de água até os pés e Nova York praticamente submersa.


SAFE é uma instituição de proteção aos animais que faz várias campanhas para expor e questionar a utilização desnecessária deles em experimentos e explorações comerciais.. O anúncio acima tem como alvo o uso dos bichos como cachecóis, botas e outros produtos de couro e assim por diante.


"Use a eletricidade com sabedoria". Esse anúncio é da companhia de energia Eskom, da África do Sul.


A campanha feita pela Sukle Advertising & Design, de Denver, tem como objetivo diminuir o desperdício de água. O slogan é: "A grama é burra. Regue dois minutos a menos. Seu gramado não vai notar".

"Pense em quanto isso consome antes de comprar". Imagens engraçadas de coisas "gordas" fazem propaganda de um site que permite calcular o consumo de energia desses aparelhos.


"A moda faz mais vítimas do que você pensa". Da Agência O&M, da Índia.

Projeto RIO-MAR



Fracasso anunciado nas Desertas

Por *Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 26 de Novembro de 2009.

“Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam”. (Henry Ford)

- Treinamento para Travessia da ‘Lagoa dos Patos’

Às duas horas e trinta minutos, de 25 de Novembro, iniciei, na Praia da Pedreira - Parque Itapuã, a planejada ‘Travessia da Lagoa dos Patos’, com destino a Rio Grande. Como a enseada se mostrasse tranquila e sem ondas, decidi rumar direto para o Farol de Itapuã. Tão logo me afastei da praia, fui surpreendido pela força dos ventos do quadrante Norte até então barrados pelo Morro da Fortaleza.

Alterei a rota de modo a contornar cada uma das enseadas. Sob o manto da escuridão me espreitavam as pedras submersas e, por mais de uma vez, o convés sofreu com o impacto das rochas. Era difícil distinguir as praias de areia dos calhaus. O vento formava ondas que vinha de todos os lados e, com a visão dificultada pela escuridão, resolvi aportar na Praia do Sítio que fica a uns seiscentos metros a Este do Farol. Passei por ela sem avistá-la, cheguei próximo ao Farol, retornei novamente e nada.

- Praia do Sítio e Farol de Itapuã

Em 1845, com a chegada dos Imperialistas à região, os Farrapos afundaram seus brigues ‘Bento Gonçalves’ e ‘20 de Setembro’ entre a Praia do Sítio e o local onde se encontra hoje o Farol de Itapuã. Aportei no Farol de Itapuã às três horas e quinze minutos. Aguardei quase três horas o sol sair e os ventos diminuírem para transpor os umbrais da Lagoa dos Patos.

- Pedra da Argola

Às seis horas, logo depois de passar o Farol, avistei a Pedra da Argola. A enorme argola, de uns cinquenta centímetros, fixada às rochas com chumbo derretido (chumbada), fazia parte de um sistema que visava facilitar a entrada no Guaíba quando soprava o vento Norte. As embarcações faziam uso das argolas para, tracionadas através de cabos, vencer a Ponta onde se localiza, hoje, o Farol de Itapuã.

- Praia do Tigre e Praia de Fora

Contornei a Ponta de Itapuã e, ao alterar o rumo pra Este, novamente o vento forte se fez presente desta vez diretamente de proa. Passei pela Praia do Tigre e logo, em seguida, pela interminável Praia de Fora. Os dezesseis quilômetros que me separavam até a Ponta das Desertas não me permitiam visualizá-la. Não havia avistado viva alma desde que partira da Pedreira, apenas um grande cargueiro entrando no Guaíba, próximo ao Farol, dava o sinal da presença humana até ali. A solidão me encantava.

Os cágados, tomando banho de sol, impressionavam pela quantidade. O número, certamente, era justificado pela ausência de seu maior predador natural o ‘Teiú’, que barbaramente violenta os ninhos desses quelônios e come seus ovos. Devem ter uma boa visão, pois quando me aproximava dos bandos, remando, a uns trezentos metros de distância eles mergulhavam afoitamente nas águas da Lagoa.

As tainhas davam um espetáculo a parte, o número era impressionante. A área protegida, do Parque, lhes servia de abrigo e parece que elas tinham consciência disso. A água, às vezes, parecia ferver, tal o tamanho do cardume. Uma ou outra saltava na vertical, coisa que eu ainda não tinha visto, projetando seu belo e esguio corpo prateado sobre a linha do horizonte.

Remei três horas e meia até o último renque de árvores localizado a pouco mais de um quilômetro da Ponta das Desertas. Descansei meia hora, me hidratei e alimentei, telefonei para os familiares e a Equipe de Coordenação formada pelo Coronel PM Sérgio Pastl (Diretor de Ensino da Brigada Militar e experiente velejador), o Coronel Leonardo Roberto C. Araujo (Chefe da Seção de Comunicação Social do Colégio Militar de Porto Alegre - CMPA) a professora Silvana Schuller Pineda (Clube de História do CMPA) e a amiga Rosângela Maria de Vargas Schardosim.

- O caiaque oceânico ‘Cabo Horn’ e a Travessia das Desertas

Os ventos continuavam muito fortes vindos do quadrante Este, meu destino. Resolvi tentar a travessia e parti às dez horas. A margem do lado oposto não podia ser avistada e tive de me guiar pelo GPS. Havia marcado um ponto diretamente a Leste para diminuir a rota, vinte quilômetros. Em condições normais levaria em torno de quase três horas para percorrer tal percurso.

As ondas de metro e meio e o vento de proa freavam meu deslocamento, mas, mais uma vez, o caiaque de Opium se portava galhardamente. Carregado ele se tornara mais estável ainda e eu jogava o corpo para trás para evitar que enterrasse a proa nas grandes ondas. Tinha de manter a concentração na navegação, pois uma enterrada de remo um movimento inadequado poderia virá-lo. Como não avistava a margem oposta, vez por outra, tinha de me guiar pelo GPS e constatava que ia, inadvertidamente, ziguezaguendo, aumentando ainda mais o percurso.

Às onze horas confirmei, pelo GPS, que havia navegado apenas 4 quilômetros e meio. Cheguei a conclusão de que não teria condições físicas de manter aquele ritmo e a concentração durante outras três horas e meia e, se o conseguisse, estaria me sujeitando a enfrentar uma possível e indesejada mudança do tempo no meio da Travessia. Resolvi abortar a missão e retornar à minha última parada.

- Montando acampamento nas Desertas

Aproveitei, na volta, o vento de popa e as ondas, surfando. Foi um deslocamento bem mais rápido. Escolhi um lugar entre as árvores, protegido por pequenos montes de areia, protegido do vento e iniciei a limpeza da área e a montagem da barraca. Lavei a roupa e a estendi nos galhos, reparei o convés do caiaque das avarias que sofrera com Fita Crepe. Estava cansado, frustrado. Era a segunda vez que enfrentara condições adversas extremas em meus deslocamentos e a primeira que tivera que abortar.

Tinha decidido descansar e, no dia seguinte, no momento em que o vento diminuísse, tentar novamente a Travessia. Saí para observar o local, inúmeros biguás e cágados infestavam as praias e o vento continuava castigando impiedosamente. Retornei à barraca, montei o colchão de ar, e depois de me hidratar e comer massa crua, descansei um pouco.

Recebi informação da Equipe de Coordenação que a previsão para o dia seguinte era de trovoadas e ventos mais fortes ainda e fui orientado a abortar a Travessia. O Cel PM Pastl providenciou uma equipe de resgate formada pelo 1º Sgt QPM1 - João Batista Prates Pedroso, do Departamento de Ensino, e do Sd QPM2 - Evertom Haupenthal, da Escola de Bombeiros. Desmontei o acampamento e remei mais de onze quilômetros até o local onde se encontrava a viatura da PM.

- Fracasso anunciado nas Desertas

A Travessia, no seu planejamento original, contava com a presença e apoio, diretamente de bordo, de nosso caro amigo o Cel PM Pastl e seu veleiro. Teríamos o conforto de sua embarcação nos locais de parada sem a necessidade de montar acampamentos. Por problemas de saúde com familiar ele não pode nos acompanhar, mas continuou se preocupando em fazer contato com todos os elementos que, de uma forma ou de outra, poderiam nos apoiar ao longo da rota.

O sinal tinha sido claro. A missão deveria ser efetivada em outra ocasião. O enfrentamento recente com vento de cento e dez quilômetros por hora no Guaíba tinha sido outro sinal. Por teimosia, talvez, e outras condicionantes escolares, alheias à nossa vontade, tínhamos de tentar. Ano que vem pretendemos tentar novamente e continuaremos tentando até conseguir.

- E-mail do velejador Pastl

“(...) desde 1992 tenho usufruído de vivências na Lagoa dos Patos, e muitas vezes ela me vence.
Já fui náufrago nela, veranista, feliz barqueiro a diesel, feliz velejador, passei a noite de 30 de dezembro de 2006 encalhado no Banco do Vitoriano, com a Aninha e os guris. Terrível. Sofri um rebojo em 2006 (...). Ainda noutra quebrou o mastro, sorte que a dois quilômetros de São Lourenço do Sul. Noutra ocasião quebrei o motor (...) encalhei no Capão Comprido, e quase perdi um cunhado, o Valdir, afogado, que desceu no banco de areia para empurrar. Noutra, quase encalhei no Banco do Bojuru. Confesso que rezei, e cantei salmos, de tão medroso que fiquei. (...) Ainda noutra, passei dois dias encalhado (...) no Cristóvão Pereira. Noutra, 31 de dezembro de 2008, ficamos sem vento no Pontal Santo Antônio, e sem o motor (...). Depois veio um rebojo e entramos ‘voando’ em Tapes. Levamos uma hora somente para amarrar o barco no trapiche. (...) Eu sonho com a Lagoa, penso nela todos os dias, por vezes tenho medo, mas é uma cachaça.

Para hoje (25 de novembro), a Marinha expedira ‘Aviso de Mau Tempo’ na Lagoa e área Alfa, vento 7 da ‘Escala Beaufort’.

És um bravo. Enfrentaste a Lagoa. Não vamos desistir. Vamos nos fortalecer e voltar. (...) Vamos planejar o combate. Vamos voltar e aproveitar a Lagoa em melhores momentos. Ela é linda.

Selva!”

- Escala Beaufort

O almirante britânico Sir Francis Beaufort (1774-1857) criou uma escala, de 0 a 12, observando as modificações que ocorriam no aspecto do mar, em consequência da ação dos ventos. Algum tempo depois esta tabela foi adaptada para a terra.

Força: 7
Designação: FORTE
Velocidade (Km/h): 45 a 54
Aspecto do Mar: Mar grosso. Vagas de até 4,8 m de altura. Espuma branca de arrebentação; o vento arranca laivos de espuma.
Influência em Terra: Movem-se as grandes árvores. É difícil andar contra o vento.

(*)Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)
Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS)
Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB)
Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS)
Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional
Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br
E-mail: hiramrs@terra.com.br

Projeto RIO-MAR



Treinando para o Rio Negro, professor encara a Lagoa dos Patos

Por Cel Araujo

26 Nov - 08 horas

Missão abortada!
Após ter encarado ventos de través (laterais) e de proa de cerca de 100km/h e ondas de 1,5m, a equipe de coordenação e apoio solicitou ao Cel Hiram que (em linguagem militar) abortasse a missão, haja vista que as condições de tempo tendem a piorar no dia de hoje, com o que ele concordou, embora a contragosto.

Tal decisão foi tomada em virtude de uma elevação desproporcional do coeficiente de risco humano e material para uma travessia que seria apenas um treinamento para a descida do Rio Negro em janeiro.

25 de novembro - 12h08min

O Cel Hiram informa que os ventos continuam muito fortes, gerando ondas altas e impedindo o avanço do caiaque. Realizou várias tentativas de prosseguir, apesar do tempo, mas somente estava conseguindo uma velocidade de 4,5km/h e às custas de um grande esforço e risco.

Como está localizado a 1,5km da Ponta da Deserta, resolveu aportar na margem e aguardar uma melhora do tempo, o que só deve ocorrer amanhã, pela previsão metereológica.

A Ponta das Desertas está localizada no Parque Estadual de Itapoã na extremidade da Praia de Fora. É uma formação sedimentar arenosa. É estendida de forma submersa, formando então o Banco das Desertas, que é um dos bancos de areia da Lagoa dos Patos.

Clique aqui e conheça mais sobre a Praia do Sítio, um lugar inesquecível próximo à Ponta das Desertas. O artigo é do site www.popa.com.br e tem por título "Praia do Sítio - Paisagem proibida, história desconhecida "

25 de novembro - 04h08min

O Cel Hiram enviou a seguinte mensagem por celular:
"Saí às 02h30min. Os ventos estão muito fortes. Aportei no farol às 03h12min. Estou aguardando a melhora do tempo para poder entrar na Lagoa dos Patos."

Como coroamento dos treinos para a segunda fase do Projeto Desafiando o Rio-Mar, quando descerá o Rio Negro em janeiro, o Cel Hiram Reis e Silva percorrerá a Lagoa dos Patos, entre Porto Alegre e Rio Grande, em um percurso de cerca de 240km.

A partida acontecerá às 03 horas de 25 de novembro, da Praia da Pedreira - Ponta de Itapoã, e a chegada em Rio Grande está prevista para o dia 01 de dezembro.

Todo o apoio durante o percurso estará sendo prestado pela Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, através de suas Unidades, Subunidades e Frações existentes às magens da Lagoa ou em locais próximos. Esse apoio foi viabilizado por intermédio do Cel PM Sérgio Pastl, Diretor de Ensino da BM, pai de aluno, experiente velejador e um grande entusiasta e apoiador do Projeto Desafiando o Rio-Mar.

O rastreamento via satélite do caiaque estará sendo feito, mais uma vez, pela empresa Skysulbra, através do ex-aluno Luiz Felipe Meneghetti Regadas. Na equipe de coordenação e apoio trabalham o Cel PM Sérgio Pastl, a Prof. Silvana Schuler Pineda, a Srtª Rosângela Maria de Vargas Schardosin e o Cel Leonardo Araujo.

A Rádio Bandeirantes AM veiculará boletins diários no programa "Bandeirantes a Caminho do Sol", apresentado pelo jornalista Milton Cardoso das 23h à 01h, de segunda à sexta-feira.

24 de novembro - 22h40min

Saída: Praia da Pedreira - Parque Itapoã
Horário 03:00
Objetivo 1: coroamento do treinamento para a descida do rio Negro no estado do Amazonas. A Lagoa apresenta dificuldades bem maiores que a dos rios amazônicos com seus ventos, tempestades e falta de correnteza.
Objetivo 2: Chegar à Ponta das Desertas ao amanhecer. Neste local temos de navegar 22 Km até a margem oriental da Lagoa dos Patos. Tempo estimado 03h20min com vento Leste. Como é o trecho mais perigoso a chegada ao amanhecer me permitirá escolher o momento mais adequado para a travessia.
Partirei direto seguindo o Farol, mantendo a navegação colada à costa, vou entrar na Lagoa e percorrer todo o trajeto da Praia de Fora até seu extremo Oriental. Após a travessia, a parada, para pernoite, prevista é num canal de irrigação onde se avista, pelo Google, algumas construções que, espero, me permitam montar um bom acampamento.
Apoio: O apoio da Brigada Militar através do amigo velejador Cel PM Sérgio Pastl e o sensoriamento remoto adaptado pelo irmão maçon Regadas, da Skysulbra, para ser utilizado no caiaque nos dão a segurança de que as medidas tomadas foram as adequadas para nossa jornada.
Este ano tivemos nosso treinamento bastante prejudicado pelas chuvas. Se conseguirmos chegar a Rio Grande no período planejado, seis dias, isso demonstrará que apesar da falta de treinamento adequado estamos preparados.

Fonte: Site do CMPA
Este blog está acompanhando as atividades do Prof Hiram com o Projeto RIO-MAR, exaltando a valorização dos nossos rios, lagos e lagoas.
Boa sorte em sua jornada de navegação.

Entidades Cadastradas no CONAMA


CNEA – Cadastro Nacional de Entidades Anbientalistas foi criado pela RESOLUÇÃO CONAMA/Nº 006/89; o CNEA foi instituido com o objetivo de manter em banco de dados o registro das Entidades Ambientalistas não governamentais atuantes no país, cuja finalidade principal seja a defesa do meio ambiente.

O Cadastro é hoje acessado por inúmeros organismos governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, que servem-se das informações disponibilizadas para o estabelecimento de parcerias, habilitação em projetos, convênios e divulgações em geral.
O Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, em particular, o utiliza como pré-requisito para a eleição dos representantes das cinco regiões geográficas que ocupam a vaga de Conselheiro representante das Entidades Ambientalistas Civis no Plenário do CONAMA pelo período de dois anos, sendo que as Entidades candidatas e votantes deverão estar inscritas no CNEA por igual período.

Resoluções para estudo

As Resoluções a seguir descrevem e regulamentam o processo de cadastro junto ao CNEA:


Como registrar uma Entidade Ambientalista no CNEA?

Seguir os procedimentos e exigências para o registro que foram regulamentados pela Resolução Nº. 292/02, sendo basicamente os seguintes:

- preenchimento da ficha de cadastro;
- cópia do estatuto da entidade ambientalista, devidamente registrado, nos termos da lei, com a identificação do cartório e transcrição dos registros no próprio documento ou certidão;
- caso se trate de uma fundação, essa deverá apresentar cópia da escritura de instituição, devidamente registrada em cartório da comarca de sua sede e comprovante de aprovação do estatuto pelo Ministério Público;
- cópia da ata de eleição da diretoria em exercício registrada em cartório;
- cópia da inscrição atualizada no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas-CNPJ, do Ministério da Fazenda;
- relatório suscinto das atividades desenvolvidas no último ano;
atestado ou declaração de que a entidade está em pleno e regular e funcionamento, fornecido por autoridade judiciária ou membro do ministério público, ou por três entidades ambientalistas da região registrada no CNEA;
- informação do número dos associados e/ou filiados; e
- a entidade ambientalista solicitante deverá ter no mínimo um ano de existência.

Endereço para correspondência

Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas - CNEA
Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental - SAIC
Ministério do Meio Ambiente - MMA
Esplanada dos Ministérios Bl. "B", 9º andar, sala 940, CEP:70.068-900, Brasília-DF
Fones: (61) 3317-1977 / 3317-1706Fax: (61) 3317-1576


ENTIDADES CADASTRADAS

Região Norte

AC

ASSOCIAÇÃO ANDIROBA
ASSOCIAÇÃO SOS AMAZÔNIACENTRO DOS TRABALHADORES DA AMAZÔNIA - CTA


AM

ASSOCIAÇÃO NATURALISTA DO AMAZONAS
FUNDAÇÃO ECOLÓGICA DE PROTEÇÃO DE MANACAPURU - FEPAM
FUNDAÇÃO VITÓRIA AMAZÔNICA - FVA
INSTITUTO DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DE RECURSOS NATURAIS DA AMAZÔNIA - IPRAM

RR

ASSOCIAÇÃO AMAZÔNIA VIVA - AMAZÔNIA VIVA

AP

INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIO AMBIENTAIS - IESA

RO

ASSOCIAÇÃO DE DEFESA ETNO-AMBIENTAL - KANINDÉ
ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL YELICA CARLA - APAIK
AÇÃO ECOLÓGICA GUAPORÉ - ECOPORÉ
CENTRO DE ESTUDOS DA CULTURA E DO MEIO AMBIENTE DA AMAZÔNIA - RIO TERRA
GRUPO AMBIENTALISTA DO RIO MACHADO E SEUS AFLUENTES - GARSA
H2O AMAZÔNIA AMBIENTAL - H2O
KARIPUNAS ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA DA AMAZÔNIA
PROTEÇÃO AMBIENTAL CACOALENSE - PACA

TO

ASSOCIAÇÃO DA BRIGADA CIVIL DE COMBATE AS QUEIMADAS AOS INCÊNDIOS E PRESERVAÇÃO ECOLÓGICA - ASBQUIFE
ASSOCIAÇÃO DE CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E PRODUÇÃO INTEGRADA DE ALIMENTOS DA AMAZÔNIA - GAIA
ASSOCIAÇÃO DO MOVIMENTO ECOLÓGICO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE - AMEAMA
ASSOCIAÇÃO TERRABRASIL - ONG
INSTITUTO DE PESQUISA AMBIENTAL EKOS
INSTITUTO ECOLÓGICA

PA

ASSOCIAÇÃO AMBIENTALISTA DA AMAZÔNIA - ARGONAUTAS
ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES VOLUNTÁRIOS AMBIENTAIS DE MOJU - AAVAM
CENTRO DE ESTUDOS E DEFESA DO NEGRO DO PARÁ - CEDENPA
FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DE MARABÁ
GRUPO DE AÇÃO ECOLOGICA NOVOS CURUPIRAS - NOVOS CURUPIRAS
GRUPO DE DEFESA DA AMAZÔNIA - GDA
INSTITUTO DE ECOLOGIA TROPICAL - ECOTROPIC
INSTITUTO DE PESQUISA AMBIENTAL DA AMAZÔNIA - IPAM
INSTITUTO DO HOMEM E MEIO AMBIENTE DA AMAZÔNIA - IMAZON
INSTITUTO FLORESTA TROPICAL - IFT
INSTITUTO VITÓRIA-RÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA
NÚCLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - POEMA

Região Nordeste

RN

ASSOCIAÇAO DE APOIO A PRODUÇAO E AO PEQUENO EMPREENDIMÉNTO-PRODUTEC
ASSOCIAÇÃO GRAMAREENSE DE PROTEÇÃO AMBIENTAL - ASPAM
ASSOCIAÇÃO POTIGUAR AMIGOS DA NATUREZA - ASPOAN
SOCIEDADE TERRA VIVA

AL

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SÃO BARTOLOMEU - CEASB
FÓRUM DE DEFESA AMBIENTAL - FDANome: MOVIMENTO MINHA TERRA - MMT
MOVIMENTO PELA VIDA - MOVIDA
SOCIEDADE AMBIENTALISTA MÃE NATUREZA - SAMAN

PB

ACÁCIA PINGO D OURONome: ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DE AMIGOS DA NATUREZA - APAN
CENTRO DE REALIZAÇÕES SOCIAIS E ECOLÓGICAS VIDA NORDESTE - VIDA NORDESTE
GRUPO VERDE DE ECOLOGIA E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL - GRUPO VERDE
ORGANIZAÇÃO SERTANEJA DOS AMIGOS DA NATUREZA - A.S.A.N
UNIR, SENTIR, PENSAR E AGIR - USPAR

PE

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MEIO AMBIENTE DE GRAVATÁ - AMA GRATAVÁ
ASSOCIAÇÃO DOS GUARDIÃES AMBIENTALISTAS DO VALE DO SÃO FRANCISCO - AGUAAVALE
ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA DA MATA NORTE DO ESTADO DE PERNAMBUCO
ASSOCIAÇÃO PARA PROTEÇÃO DA MATA ATLÂNTICA DO NORDESTE - AMANE
ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE DEFESA DA NATUREZA - ASPAN
ASSOCIAÇÃO PLANTAS DO NORDESTE - PNENome: CENTRO DE ASSESSORIA E APOIO AOS TRABALHADORES E INSTITUIÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS ALTERNATIVAS - CAATINGA
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO AGROECOLÓGICO SABIÁ
CENTRO DE ESTUDOS E PROJETOS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS - NAPER SOLAR
CENTRO DE PESQUISAS AMBIENTAIS DO NORDESTE - CEPAN
CENTRO GOLFINHO ROTADOR - CGR
INSTITUTO AMBIENTAL DE FERNANDO DE NORONHA - IAFENO
INSTITUTO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL - IPDAPE
INSTITUTO RECIFES COSTEIROS - IRCOS
ONG PEDRA D'ÁGUA
ORGANIZAÇÃO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL CABOCLO - OPAC
ORGANIZAÇÃO PARA PESQUISA, CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - ORPEAM
SERVIÇO DE FISCALIZAÇÃO ANIMAL E PROTEÇÃO ANIMAL - SEFAPA
SOCIEDADE NORDESTINA DE ECOLOGIA - SNE

MA

ASSOCIAÇÃO AGROECOLÓGICA TIJUPÁ - TIJUPÁ
ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA RIO NOVO - ECONOVO
ASSOCIAÇÃO MARANHENSE PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA - AMAVIDA
CENTRO BRASILEIRO DE DIREITO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - ECOLEGIS
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO TRABALHADOR RURAL - CENTRU
CONSULTORIA EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - CULTIVAR
FUNDAÇÃO CULTURAL ASSISTENCIAL E ECOLÓGICA O HOMEM E A NATUREZA
GRUPO DE TRABALHO NOVAS FRONTEIRAS PARA A COOPERAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO - GT-MA
INSTITUTO MARANHENSE DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS - IMARH
ORGANIZAÇÃO ESTILO DE VIDA

SE

ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE CAPELA - AEMC
ASSOCIAÇÃO CULTURAL CABRÁLIA ARTE E ECOLOGIA - ASCAE
ASSOCIAÇÃO DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA TERRA - AMATER
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS PELO PROGRESSO DO VALE DO IGUAPE - AAMEN
ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDOS COSTEIROS E MARINHOS DOS ABROLHOS-ECOMAR
ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E INTEGRADO - ADESOL
ASSOCIAÇÃO PROTETORES DA SERRA - APSNome: CENTRO DE ARTE E MEIO AMBIENTE - CAMA
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AGROECOLOGIA SAPUCAIA
CENTRO DE ESTUDO E PESQUISA PARA O DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO SUL DA BAHIA - CEPEDES
CENTRO DE ESTUDOS SÓCIO-AMBIENTAIS - PANGEA
CLUBE DOS CONTEMPLADORES DA NATUREZA PEDESSERRENSE-CCNP
FUNDAÇÃO CENTRO BRASILEIRO DE PROTEÇÃO E PESQUISA DAS TARTARUGAS MARINHAS - PRÓ-TAMAR
FUNDAÇÃO CENTRO DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - FUNDESE
FUNDAÇÃO CRÊ
FUNDAÇÃO MOVIMENTO ONDAZUL - FUNDAÇÃO ONDAZUL
GAIAH - GRUPO DE APOIO ITAPARICANO AMBIENTAL E HUMANISTA
GRUPO AMBIENTALISTA DA BAHIA - GAMBÁ
GRUPO DE DEFESA AMBIENTAL - GRUDEAM
GRUPO DE RECOMPOSIÇÃO AMBIENTAL - GERMEN
GRUPO DE RESISTENCIA ÀS AGRESSÕES AO MEIO AMBIENTE - GRAMA
GRUPO ECOLÓGICO COPIOBA - COPIOBA
GRUPO ECOLÓGICO RIO DAS CONTAS - GERC
INSTITUTO BALEIA JUBARTE - IBJ
INSTITUTO BIOESTE - INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO OESTE DA BAHIA
INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO DE AMBIENTES LITORÂNEOS DA MATA ATLÂNTICA - ECOTUBA
INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIO AMBIENTAIS DO SUL DA BAHIA - IESB
INSTITUTO DE PESQUISA E ATENDIMENTO NA ÁREA DE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE - SAM
INSTITUTO FLORESTA VIVA
INSTITUTO UIRAÇU
MOVIMENTO PELA DESPOLUIÇÃO, CONSERVAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DO RIO DO ANTÔNIO MODERA
ORGANIZAÇÃO PRÓ-DEFESA E ESTUDO DOS MANGUEZAIS DA BAHIA - ORDEM
ORGANIZAÇÃO SÓCIO-AMBIENTALISTA JOGUELIMPO - JOGUELIMPO
PROJETO AMIGA TARTARUGA - PAT
SERVIÇO DE ASSESSORIA A ORGANIZAÇÕES POPULARES RURAIS - SASOP
TERRA MIRIM CENTRO DE LUZ - FUNDAÇÃO TERRA MIRIM - FTM

CE

ASSOCIACAO CIVIL ALTERNATIVA TERRAZUL - TERRAZUL
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RECICRIANÇA - RECICRIANÇA
ASSOCIAÇÃO CAATINGA
ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE BASE - ACB
CENTRO DE ESTUDOS DO TRABALHO E ASSESSORIA AO TRABALHADOR - CETRA
CENTRO DE PESQUISA E ASSESSORIA - ESPLAR
FUNDAÇÃO BERNARDO FEITOSA - FBF
FUNDAÇÃO BRASIL CIDADÃO PARA A EDUCAÇÃO, CULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE
FUNDAÇÃO CULTURAL EDUCACIONAL POPULAR EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE - CEPEMA
FUNDAÇÃO FRANCISCO DE LIMA BOTELHO - FFLB
INSTITUTO AMBIENTAL DE ESTUDOS E ASSESSORIA
INSTITUTO AMBIENTAL VIRAMUNDO - VIRAMUNDO
INSTITUTO CACTOS
INSTITUTO DA MEMÓRIA DO POVO CEARENSE - IMOPEC
INSTITUTO DE ECOCIDADANIA JURITI - IEJ
INSTITUTO DE ECOLOGIA SOCIAL CARNAUBA - IESC
INSTITUTO SERTÃO
INSTITUTO TERRAMAR - TERRAMAR

Região Centro-Oeste

DF

AGÊNCIA BRASILEIRA DE MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - ECODATA
ASSOC. ARCA DE GAIA - AGA
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO FUTURO - AMIGOS DO FUTURO
ASSOCIAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PATRULHA ECOLÓGICA
CONSELHO AMBIENTAL COMUNITÁRIO ADMINISTRATIVO GAMA DISTRITO FEDERAL-CACAGDF
CONSELHO BRASILEIRO DE MANEJO FLORESTAL - CBMF - FSC BRASIL
EQUIPE DE CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA - ACT BRASIL
FUNDAÇAO CENTRO BRASILEIRO DE REFERENCIA E APOIO CULTURAL - CEBRAC
FUNDAÇÃO PRÓ NATUREZA - FUNATURA
GRUPO AMBIENTALISTA YPÊ AMARELO
INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL - IDA
INSTITUTO AÇÃO PELA VIDA - IAV
INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTROLE DA POLUIÇÃO ATMOSFERICA E SONORA - MELHORAR
INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL THE NATURE CONSERVANCY DO BRASIL - TNC DO BRASILN
INSTITUTO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO BRASIL-IEB
INSTITUTO JUVENTUDE ATIVA DO BRASIL
INSTITUTO SOCIEDADE, POPULAÇÃO E NATUREZA - ISPN
ORGANIZAÇÃO VERDE BRASIL - OVB
REDE DE AMIGOS DA HOLOARTE - RADHA
REDE NACIONAL DE COMBATE AO TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES - RENCTAS
WWF BRASIL - FUNDO MUNDIAL PARA NATUREZA
CENTRO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE - CEDEMA

PI

ASSOCIAÇÃO DE DEFESA AMBIENTAL E CONTROLE DA DESERTIFICAÇÃO DE GILBUÉS - SOS GILBUÉS
CLUBE DOS AMIGOS DO VELHO MONGE - CLAME
FUNDAÇÃO AGENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO AGRONEGÓCIO E MEIO AMBIENTE
FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE E ECOTURISMO DO ESTADO DO PIAUÍ - FUNPAPI
FUNDAÇÃO MUSEU DO HOMEM AMERICANO - FUMDHAM
FUNDAÇÃO RIO PARNAÍBA - FURPA
FUNDAÇÃO VISÃO NORDESTE - CENTRO DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO NORDESTE
INSTITUTO CAIPORA DE ECOLOGIA - ICE
INSTITUTO DESERT
MOVIMENTO SOS NATUREZA DE LUIZ CORREIA - SOS NATUREZA

GO

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA CONSERVAÇÃO DAS TARTARUGAS - PRÓ-TARTARUGA
ASSOCIAÇÃO GALEATUS
ASSOCIAÇÃO PARA RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE - ARCA
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO AGROECOLOGICO DO CERRADO - CEDAC
COMUNIDADE EDUCACIONAL DE PIRENÓPOLIS - COEPI
FUNDAÇAO PRÓ-CERRADO-GO
FUNDO PARA A CONSERVAÇÃO DA ONÇA PINTADA
INSTITUTO BRASIL CENTRAL - IBRACE
INSTITUTO PRINCIPIA DE GOIATUBANome: OCA BRASIL
OREADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO - ONG
ORGANIZAÇAO DE PROTEÇAO E RECUPERAÇAO DO MEIO AMBIENTE / RECURSOS HIDRICOS - SOS LUZIANIA
ORGANIZAÇÃO LAGOENSE DE ECOTURISMO - LAGOTUR
ORGANIZAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL DA FAUNA E FLORA DO BRASIL - OSAFF
ORGANIZAÇÃO VINAEP - VIDA, NATUREZA, ECOLOGIA E PRESERVAÇÃO
REDE DE INTEGRAÇÃO VERDE - VERDE

MT

ASSOCIAÇAO DIAMANTINENSE DE ECOLOGIA - ADE
ASSOCIAÇÃO DO CENTRO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA - CTA
ASSOCIAÇÃO DOS PARQUES ECOLÓGICOS DA ALTA FLORESTA-MT - PARQUE C/E
ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA MELGASSENSE - AMEC
ASSOCIAÇÃO MATOGROSSENSE DE PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO AMBIENTAL - AMPARA
ASSOCIAÇÃO RONDONOPOLITANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL - ARPA
FUNDAÇÃO DE APOIO A VIDA NOS TRÓPICOS - ECOTROPICA
GPA - GRUPO PRÓ-AMBIENTAL
GRUPO AGROFLORESTAL E PROTEÇÃO AMBIENTAL - GAPA
GRUPO ARAREAU DE PESQUISA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
INSTITUTO ARAGUAIA VERDE - IAV
INSTITUTO CENTRO DE VIDA - ICV
INSTITUTO MATOGROSSENSE DE DIREITO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - IMADEA
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL AMBIENTALISTA RONCADOR ARAGUAIA - ONGARA
PANTANAL DO MIMOSO - SOCIEDADE AMBIENTALISTA - PAM (OSCIP)
SOCIEDADE CIVIL PARA O DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL E CULTURAL - SSAC - SOCIEDADE FORMIGAS

MS

ASSOCIAÇÃO CERRADO VIVO
ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS DE RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL DE MATO GROSSO DO SUL - REPAMS
ECOLOGIA & AÇÃO - ECOA
GRUPO DE ESTUDOS EM PROTEÇÃO À BIODIVERSIDADE - GEBIO
INSTITUTO DAS ÁGUAS DA SERRA DA BODOQUENA - IASB
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ECONÔMICO E AMBIENTAL DE MATO GROSSO DO SUL - IDSEAMS
ORGANIZAÇÃO ECO CERRADO PANTANAL-ECP
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL - A PRATIQUECOLOGIA

Região Sudeste

MG

4 CANTOS DO MUNDO
AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE MONTE CARMELO - ADEMCAR
ASSOCIAÇÃO AMBIENTALISTA DO ALTO SÃO FRANCISCO - ASF
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO CLUBE CAMPESTRE DE SÃO JOSÉ DO JACURI - CANTO DA CACHOEIRA - ASCANTO
ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ECOLÓGICA LAGOA DO NADO - ACELN
ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DA IBITURUNA E DO MEIO AMBIENTE - ADIMA
ASSOCIAÇÃO DE DEFESA ECOLÓGICA DE RESPLENDOR - ADERE
ASSOCIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE LAGAMAR PARA A PROTEÇÃO A NATUREZA
ASSOCIAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTISTICO E AMBIENTAL DE BELO VALE - APHAA-BV
ASSOCIAÇÃO DO SOS RIO VERDE - SOS RIO VERDE
ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES AMBIENTAIS VOLUNTÁRIOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DEFESA SOCIAL - NEOAMBIENTE
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MEIO AMBIENTE - A.M.A
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MEIO AMBIENTE-AAMA
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO PARQUE DO RIO DOCE - AMIGOS DO PARQUE
ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE LAVRAS - ACAMAR
ASSOCIAÇÃO DOS PESCADORES AMADORES DE MANHUAÇU E REGIÃO - APAMR
ASSOCIAÇÃO LIXO E CIDADANIA DE DIVINÓPOLIS - L & C
ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE DEFESA DO AMBIENTE - AMDA
ASSOCIAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL CACHOEIRENSE - AVASCN
BIOPROTEÇÃO
CENTRO AGROECOLÓGICO TAMANDUÁ - CAT
CENTRO DE ECOLOGIA INTEGRAL - CEI
CENTRO DE ESTUDOS ECOLÓGICOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - CECO
CENTRO DE TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS DA ZONA DA MATA - CTA-ZM
COMITÊ DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO, NÁUTICA E APOIO A NATUREZA - COMSETRAN-URA
DEGRAF INSTITUTO ACADEMIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA - FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS
FUNDAÇÃO CLOÉ-MISAEL CARDOSO PINTO FILHO
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL, ASSISTENCIAL E DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE - FEAMA
FUNDAÇÃO MATUTU
FUNDAÇÃO MONTEIRO S PARA A PRESERVAÇÃO DA VIDA E DO MEIO AMBIENTE
FUNDAÇÃO PRÓ-DEFESA AMBIENTAL
FUNDAÇÃO RELICTOS DE APOIO AO PARQUE FLORESTAL ESTADUAL DO RIO DOCE
GRUPO AR - AÇÃO RENOVADORA
GRUPO DISPERSORES - ONG GRUPO DISPERSORES
GRUPO UNIDO FILHOS DO NOVO CHICO - GRUFINCH
INSTITUTO CONSERVATION INTERNATIONAL DO BRASIL S/C - CI
INSTITUTO DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL - RUAVIVA
INSTITUTO GRANDE SERTÃO - IGS
INSTITUTO GUAICUY - SOS RIO DAS VELHAS - PROJETO MANUELZÃO
INSTITUTO OKSIGENO - OKSIGENO
INSTITUTO RIO LIMPO - IRL
INSTITUTO TERRA
INSTITUTO TERRA BRASILIS DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL - ITB
INSTITUTO TERRAZUL, DE CULTURA, COMUNICAÇÃO E MEIO AMBIENTE
LIGA DE PREVENÇAO DA CRUELDADE CONTRA O ANIMAL - LPCCA - SOS ANIMAL
MOVIMENTO PRÓ RIO DOCE
MOVIMENTO PRÓ TODOS OS SANTOS
MOVIMENTO VERDE DE PARACATU - MOVER
NÚCLEO PERMANENTE DE ESTUDOS AMBIENTAIS - NUPEM
ONG VERDENOVO RIO DAS VELHAS
ORGANIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, DA CIDADANIA E DO CONSUMIDOR DA COMARCA DE CAMBUÍ/MG - ODAC MANTIQUEIRA
ORGANIZAÇÃO MINEIRA PARA A PRESERVAÇÃO DA ÁGUA, DA NATUREZA E DA VIDA - AMANHÁGUA
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL LEÃO - ONG LEÃO
ORGANIZAÇÃO PONTO TERRA - PONTO TERRA
ORGANIZAÇÃO VIDA VERDE - OVIVE
PROJETO METAMORFOSE - PROMETA
SOCIEDADE AMIGOS DE IRACAMBI - AMIGOS
SOCIEDADE DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE - SODEMA
SOCIEDADE ORNITOLÓGICA MINEIRA - SOM
SOS SÃO FRANCISCO
UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS DO CERRADO
VALOR NATURAL
VIBRA-MAIS, VIDA PARA A BACIA DO RIBEIRÃO ARRUDAS, MEIO AMBIENTE E INTEGRAÇÃO SOCIAL

RJ

ACADEMIA BRASILEIRA DE MEIO AMBIENTE - ABMA
ASSESSORIA E SERVIÇOS A PROJETOS EM AGRICULTURA ALTERNATIVA - AS-PTA
ASSOCIAÇAO DOS AMIGOS DO PARQUE NACIONAL DA RESTINGA DE JURUBATIBA - APAJ
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DE PETRÓPOLIS - PATRIMÔNIO, PROTEÇÃO AOS ANIMAIS, DEFESA DA ECOLOGIA APANDE
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO VERDE - ASAVE
ASSOCIAÇÃO BRASIL DE ECOLOGIA - ABE
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE USUÁRIOS DE MEDICINA E TERAPIAS HOLÍSTICAS E DO MEIO AMBIENTE - ABTEHMA
ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES E AMIGOS DO RIO PARAÍBA DO SUL - APARPS
ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO A ECOSSISTEMAS COSTEIROS - APREC
ASSOCIAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS - ASA
ASSOCIAÇÃO DOS PROTETORES DO MAR - ONG GUARDIÕES DO MAR
ASSOCIAÇÃO ECOCIDADENome: ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA PIRATINGAÚNA
ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA VALE DO PARAIBA
ASSOCIAÇÃO MICO LEÃO DOURADO
ASSOCIAÇÃO ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO MOBILIDADE E AMBIENTE BRASIL - OMA -BRASIL
ASSOCIAÇÃO PROJETO DE MARAPENDI - ECOMARAPENDI
BICUDA - ASSOCIAÇÃO EM DEFESA DA QUALIDADE DE VIDA, DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO - BICUDA ECOLÓGICA
CENTRO DE ESTUDOS ALTERNATIVOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL - ALTERNATIVA AMBIENTAL
CENTRO DE ESTUDOS E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA - CECNA
CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENNTAL - CREAM
CENTRO NORTE FLUMINENSE PARA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA - CNFCN
CENTRO SOCIAL E CULTURAL DE OLINDA - CESCONome: CONTATO - AGÊNCIA AQUARIANA
DEFENSORES DA TERRA
EQUIPE DE RESGATE HISTÓRICA ECOLÓGICA NACIONAL - ERHEN
FEDERAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL E EDUCACIONAL - FASE
FLORESTA BRASIL
FUNDAÇÃO NATUREZA
GRUPAMENTO DE COMBATE À CRIMES AMBIENTAIS - GCCA
GRUPO CAMINHANTE INDEPENDENTE - GCI
GRUPO DE DEFESA DA NATUREZA - GDN
GRUPO DE DEFESA ECOLOGICA PEQUENA SEMENTE - GDEPS
GRUPO DE DEFESA ECOLÓGICA - GRUDE
INCEDEN - INSTITUTO CULTURAL DE ECO-DESENVOLVIMENTO NACIONAL
INSTITUTO BAIA DE GUANABARA - IBG
INSTITUTO BIOACQUA DE PROMOÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DEFESA DO MEIO AMBIENTE - BIOACQUA
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL - IDM
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - PLANETA VIVO
INSTITUTO DE ESTUDOS DA ECOLOGIA DE MAMÍFEROS MARINHOS - ECOMAMA
INSTITUTO DE ESTUDOS DA RELIGIÃO - ISER
INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIOAMBIENTAIS CONVERDGÊNCIA - IESA
INSTITUTO DE PESQUISAS AVANÇADAS EM ECONOMIA E MEIO AMBIENTE - INSTITUTO IPANEMA
INSTITUTO DE PESQUISAS E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DOS BIOMAS BRASILEIROS - INSTITUTO BIOMAS
INSTITUTO DO DESENVOLVIMENTO E DE GERENCIAMENTO DO MEIO AMBIENTE - HABITAT - IMAH
INSTITUTO NACIONAL DE INTERCÂMBIO SOCIAL - INIS
INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA E USO SUTENTÁVEL - INNATUS
INSTITUTO SOS REVIVER - ISR
INSTITUTO TERRA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL - ITPA
INSTITUTO WALDEN-TEMPO, HOMEM E NATUREZA
MOVIMENTO VERDE - MOVE
NÚCLEO DE AÇÃO EM AMBIENTE, SAÚDE, CULTURA E EDUCAÇÃO - NASCE
ONG PURIS
ORGANIZAÇÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - OADS
RANGER GACI - GRUPO DE ACAMPAMENTO, CAMINHADA E INSTRUÇÃO
SOCIEDADE ANGRENSE DE PROTEÇÃO ECOLÓGICA - SAPENome: SOCIEDADE VALE DO BONFIM
TEREVIVA - ASSOCIAÇÃO DE FOMENTO TURISTICO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL

SP

(SALA VERDE CARUARA) ASSOCIAÇÃO PARCEL - CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MUSEU MARINHO DIDÁTICO ITINERANTE
AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECO-SOCIAL - ANDES
AME-IBIÚNA - ASSOCIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA IBIUNENSE DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE, REPRESA ITUPARARANGA E DA BACIA HIDROGRÁFICA DE IBIÚNA E REGIÃO
ASSOCIAÇÃO AMBIENTALISTA DE MARÍLIA - AAM
ASSOCIAÇÃO BARCO ESCOLA DA NATUREZA
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGRICULTURA BIODINÂMICA - INSTITUTO BIODINÂMICO
ASSOCIAÇÃO CIVIL AMBIENTAL AMIGOS DA SERRA
ASSOCIAÇÃO CIVIL ECO VIDA AMBIENTAL - EVA
ASSOCIAÇÃO CIVIL GREENPEACE
ASSOCIAÇÃO CULTURAL E COMUNITÁRIA ZAGAIA
ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ECOLÓGICA PAU-BRASIL - ACEPB
ASSOCIAÇÃO CUNHAMBEBE DA ILHA ANCHIETA - ACIA
ASSOCIAÇÃO DE REPOSIÇÃO FLORESTAL DO PARDO GRANDE - VERDE TAMBAÚ
ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO GRANDE PARQUE ECOLÓGICO E TURÍSTICO DE CARAGUATATUBA - ONG CARAGUATÁ
ASSOCIAÇÃO DE AMPARO AOS ANIMAIS - AAA
ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DE AVARÉ - ADEMA
ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DE SÃO PAULO - ADEMA-SP
ASSOCIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO FLORESTAL DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS JAGUARI, ATIBAIA, CAMANDUCAIA E SISTEMA
ASSOCIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO FLORESTAL DO MÉDIO TIETÊ - FLORA TIETÊ
ASSOCIAÇÃO DO GRUPAMENTO AMBIENTALISTA - AGA
ASSOCIAÇÃO DO VERDE E PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE - AVEPEMA
ASSOCIAÇÃO ECO JURÉIA - AEJ
ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA E DEFESA DO MEIO AMBIENTE - ALVARES MACHADO - ASEDEMA
ASSOCIAÇÃO ECOS DO VITÓRIA - EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL - ECOS DO VITÓRIA
ASSOCIAÇÃO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - AGDS
ASSOCIAÇÃO NOVO ENCANTO DE DESENVOLVIMENTO ECOLÓGICO
ASSOCIAÇÃO PARA PROTEÇÃO AMBIENTAL DE SÃO CARLOS - APASC
ASSOCIAÇÃO SANTUÁRIO ECOLÓGICO RANCHO DOS GNOMOS - ASERG
ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA
ASSOCIAÇÃO TUIM PROTEÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - TUIM AMBIENTAL
CATALISA REDE DE COOPERAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE
CENTRO DE AMIGOS DA NATUREZA - CAMIN
CENTRO DE ORIENTAÇÃO AMBIENTAL TERRA INTEGRADA - COATI
CONSELHO NACIONAL DE DEFESA AMBIENTAL - CNDA
ECOFORÇA PESQUISA E EDESENVOLVIMENTO - ECOFORÇA
ECONG - ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL DE DEFESA AO MEIO AMBIENTE E PATRIMONIO CULTURAL
EDUCAÇÃO, TREINAMENTO, TRANSFORMAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AMBIENTAL - ETTICA
EKIP NATURAMA - EN
ELO AMBIENTAL
ENTIDADE ECOLOGICA E EDUCACIONAL DO VALE DO PARANAPANEMA - ENVAPA
ESPAÇO DE FORMAÇÃO ASSESSORIA E DOCUMENTAÇÃO - ESPAÇO
FUNDAÇÃO CEDIC - CENTRO DE EXPERIMENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTIFICA
FUNDAÇÃO CHRISTIANO ROSA FCR
FUNDAÇÃO SOS PRÓ-MATA ATLÂNTICA
GRUPO ECOLÓGICO NATIVERDE - GEN
IN-PACTO - INSTITUTO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL COTIA/TIÊTE OESTE
INSTITUTO ACQUA
INSTITUTO ALBATROZ - IA
INSTITUTO AMBIENTAL E CULTURAL TERRA AZUL - IACTA
INSTITUTO AMBIENTAL VIDÁGUA
INSTITUTO AMIGOS DA RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA - IA-RBMA
INSTITUTO ARGONAUTA PARA A CONSERVAÇÃO COSTEIRA E MARINHA - IAPACCM
INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - IDEC
INSTITUTO BRASILEIRO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL - PROAM
INSTITUTO COSTA BRASILIS - DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
INSTITUTO DE AÇÃO CULTURAL E ECOLÓGICA - IACE
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA AMBIENTAL - 5 ELEMENTOS
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA AMBIENTAL PLANETA VERDE
INSTITUTO DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE - IEMA
INSTITUTO DE PESQUISAS ECOLÓGICAS - IPÊ
INSTITUTO DE PROJETOS E PESQUISAS SÓCIO AMBIENTAIS - IPESA
INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA - ECOAR
INSTITUTO EDUCA BRASIL - IEB
INSTITUTO EKOS BRASILNome: INSTITUTO GEA - ETICA E MEIO AMBIENTE
INSTITUTO GONDWANA - IGONDN
INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PROTEÇÃO AMBIENTAL - INDESPA
INSTITUTO O DIREITO POR UM PLANETA VERDENome: INSTITUTO OIKOS DE AGROECOLOGIA
INSTITUTO PARA DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL TECNOLÓGICO - LOTUS
INSTITUTO PAU BRASIL DE HISTÓRIA NATURAL
INSTITUTO PHYSIS CULTURA & AMBIENTE
INSTITUTO PLANETA AZUL - IPA
INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL - ISA
INSTITUTO ÁGUAS DO PRATA - IAP
KOUPREY AMIGOS DOS SANTUÁRIOS DE ANIMAIS - KASA
MONGUE PROTEÇÃO AO SISTEMA COSTEIRO - MONGUE
MOUTARAT ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL - MOUNTARAT
MOVIMENTO AMPARO ECOLÓGICO - MÃE NATUREZA
MOVIMENTO EM DEFESA DA VIDA - MDV
ONG - COMUNIDADE - COOPER 3R RIO MOGI GUAÇU - COMUNIDADE 3R MOGI GUAÇU
ORGANIZAÇAO BIO-BRAS - OBB
ORGANIZAÇÃO COMUNIDADE AMBIENTE SUSTENTÁVEL - OCAS
PELA VIDA PELA PAZ MOVIMENTO EM DEFESA DE UBATUBA - MDU
PROAQUA - PRODUÇÃO AQUÁTICA, PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO
PROJETO BIOPESCA
SALVA VIDAS MIRIM - SOCIEDADE CIVIL
SOCIEDADE AMIGOS DA LAGOA DO SANTA ROSA E MEIO AMBIENTE - AMIGOS DA LAGOA
SOCIEDADE DE DEFESA REGIONAL DO MEIO AMBIENTE - SODERMA
SOCIEDADE DE DEFESA, PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTISTICO E CULTURAL TAMBURI - SOCIEDADE TAMBURI
SOCIEDADE ECOLÓGICA DE SANTA BRANCA - SESBRA
SOCIEDADE HUMANA DESPERTAR - SHD
SOCIEDADE HUMANITÁRIA TUCUXI - SHT
SOCIEDADE PARA DEFESA DO MEIO AMBIENTE DE PIRACICABA - SODEMAP
SOS MANANCIAL DO RIO COTIA - SOS MANANCIAL
SOS RIO DOURADO
UNAVALE - UNA
VALE VERDE - ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE
VITAE CIVILIS - INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO, MEIO AMBIENTE E PAZ

ES

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO CAPARAÓ
ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA BACIA DO RIO ITAPEMIRIM - AABRI
ASSOCIAÇÃO DE MEIO AMBIENTE DA BARRA DO JUCU - AMABARRA
ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES E MORADORES DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA RESERVA BIOLÓGICA AUGUSTO RUSCHI
ASSOCIAÇÃO ECOLOGICA FORÇA VERDE - AEFV
ASSOCIAÇÃO MUQUIENSE EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE - AMMA
ASSOCIAÇÃO VILA-VELHENSE DE PROTEÇÃO AMBIENTAL - AVIDEPA
BIO AMAR ASSOCIAÇÃO MEIO AMBIENTALISTA RIBANENSE
GRUPO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E AMBIENTAL GOIAMUM - GDHA-IG
INSTITUTO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO DA DEFESA CIVIL E DO MEIO AMBIENTE - IBDM
INSTITUTO DA BIODIVERSIDADE - IBIO
INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - TRAMIRIM
INSTITUTO DE PESQUISAS DA MATA ATLANTICA - IPEMA
INSTITUTO HIDROGRÁFICO AMBIENTAL DA BACIA DO ITAÚNAS - IHABI
MOVIMENTO VIDA NOVA VILA VELHA - MOVIVE
SOCIEDADE SINHÁ LAURINHA

Região Sul

RS

ASSOCIAÇÃO AMBIENTAL AMIGOS DA PAISAGEM PRESERVADA DE QUINTÃO-APAIPQ
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE - AMA
ASSOCIAÇÃO BENTO-GONÇALVENSE DE PROTEÇÃO AO AMBIENTE NATURAL - ABEPAN
ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DA VIDA E DA NATUREZA VALE DO RIO URUGUAI - ADEVINVARU
ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL AMIGOS DO RIO PIRATINI - APARP
ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE DE CAMAQUÃ-APROMAC
ASSOCIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL - ARPA-FIÚZA
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MEIO AMBIENTE - AMA
ASSOCIAÇÃO ECOBÉNome: ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA CANELA - ASSECAN
ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE PROTEÇÃO AO AMBIENTE NATURAL - AGAPAN
ASSOCIAÇÃO HOC TEMPORE - HOC TEMPORE
ASSOCIAÇÃO LIVRE PARA GERENCIAMENTO AMBIENTAL - ALGA
ASSOCIAÇÃO TRESCOROENSE DE PROTEÇÃO AO AMBIENTE NATURAL - ASTEPAN
ASSOCIAÇÃO TURISMO E MEIO AMBIENTE DE NOVA PETRÓPOLIS - ATURMA
AÇÃO NASCENTE MAQUINÉ- ANAMA
CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS - CEA
CENTRO DE TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS POPULARES - CETAP
CENTRO ECOLÓGICO
FUNDAÇÃO GAIA
FUNDAÇÃO MOA ESTUDOS E PESQUISAS PARA PROTEÇÃO E O DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
FUNDAÇÃO PRÓ-RIO TAQUARI - PRÓ-TAQUARI
GRUPO ECOLÓGICO AMANTES DA NATUREZA - GEAN
GRUPO ECOLÓGICO GUARDIÕES DA VIDA - GEGV
IGRÉ - ASSOCIAÇÃO SÓCIO-AMBIENTALISTA
INSTITUTO AMBIENTAL E CULTURAL ANDREA SCHERER - IACAS
INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO - INBRA
INSTITUTO GAÚCHO DE ESTUDOS AMBIENTAIS - INGÁ
INSTITUTO ORBIS DE PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
INSTITUTO PATULUSNome: INSTITUTO SEA SHEPHERD BRASIL - ISSB
MOVIMENTO ROESSLER PARA DEFESA AMBIENTAL
NÚCLEO AMIGOS DA TERRA/BRASIL - ADFG
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E MONITORAMENTO AMBIENTAL - NEMA
NÚCLEO SÓCIO-AMBIENTAL ARAÇÁ-PIRANGA
ONDA VERDE - PRESEVRANDO O MEIO AMBIENTE - SOCIEDADE ONDA VERDE
PROJETO MIRA-SERRA - PMS
SOCIEDADE AMIGOS DAS ÁGUAS LIMPAS E DO VERDE - SAALVE
SOS TERRA VIDA
UNIÃO PEDRITENSE DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE - UPPAN

PR

ADEMAVI - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DEFESA E RECUPERAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
ASSOCIAÇÃO AMBIENTALISTA CURUPIRA - CURUPIRA AMBIENTAL
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DEFESA AMBIENTAL - ADEAM
ASSOCIAÇÃO DE DEFESA AMBIENTAL ILHA GRANDE - ADAIG
ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DE ARAUCÁRIA - AMAR
ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS, ORIENTAÇÃO E ASSISTÊNCIA RURAL - ASSESOAR
ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE DE CIANORTE - APROMAC
ASSOCIAÇÃO MARBRASIL - MARBRASIL
ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL DO NORTE PIONEIRO - ADESANP
AÇÃO POPULAR CAMPOS GERAIS - APONG
CENTRO DE ESTUDOS, DEFESA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - CEDEA
CENTRO INTEGRADO E APOIO PROFISSIONAL - CIAP
ECOLOGIA URBANA - EU
ECOVITAE TECNOLOGIA AMBIENTAL - ECOVITAE
FUNDAÇÃO ANGELO CRETÃ DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - FUNDAÇÃO CRETÃ
FUNDAÇÃO ESTADUAL DE CIDADANIA - FEC
FUNDAÇÃO O BOTICÁRIO DE PROTEÇÃO À NATUREZA - FUNDAÇÃO O BOTICÁRIO
FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA RURAL DA REGIÃO CENTRO OESTE DO PARANÁ - RURECO
FUNDAÇÃO PEDRO N. PIZZATTO
GRUPO AMBIENTALISTA DO RIO IGUAÇU-GARI
GRUPO AMBIENTALISTA INTERDISCIPLINAR DE APUCARANA - GAIA
GRUPO DE ESTUDOS ESPELEOLÓGICOS DO PARANÁ - GEEP- AÇUNGUI
ING - INSTITUTO OS GUARDIÕES DA NATUREZA
INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - IBEAM
INSTITUTO ECOPLAN
INSTITUTO EQUIPE DE EDUCADORES POPULARES - IEEP
INSTITUTO INDIGENISTA E DE ESTUDOS SÓCIO-AMBIENTAIS - TERRA MATER
INSTITUTO INTERNACIONAL DE PESQUISA E RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL - CHICO MENDES - INPRA
INSTITUTO MAYTENUS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA
SUSTENTÁVEL
INSTITUTO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - INNAMA
INSTITUTO SÓCIO AMBIENTAL ARINDIANA JONES
LIGA AMBIENTAL
MATER NATURA - INSTITUTO DE ESTUDOS AMBIENTAIS
REDE BRASILEIRA PARA CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E NATURAIS AMIGOS DAS ÁGUAS-ADA
REDE NACIONAL PRO-UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - REDE PRÓ-UC
SOCIEDADE DE ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS - COMISSÃO REGIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA ENCHENTES DO RIO IGUAÇU - SEC CORPRERI
SOCIEDADE DE PESQUISA EM VIDA SELVAGEM E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SPVS
SOCIEDADE DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL - MOVIMENTO ECOLOGICO AMIGOS DO CAMBUI - MEACAM

SC

ALIANÇA NATIVA
AMBIVERDE - ONG AMBIVERDE
ASSOCIACAO DE PRESERVACAO DO MEIO AMBIENTE E DA VIDA - APREMAVI
ASSOCIAÇÃO AMBIENTALISTA COMUNITÁRIA E ESPIRITUALISTA PATRIARCA SÃO JOSÉ - ACEPSJ
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DO EXTREMO OESTE CATARINENSE-ANATURE
ASSOCIAÇÃO CAETÉ - CULTURA E NATUREZA
ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE PRESERVAÇÃO DA NATUREZA - ACAPRENA
ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS 100% SARUGA - SARUGA
ASSOCIAÇÃO DE PRESERVAÇÃO E EQUILÍBRIO DO MEIO AMBIENTE DE SANTA CATARINA - APREMA
ASSOCIAÇÃO DO MOVIMENTO ECOLÓGICO DE CAPIVARI - MOVEC
ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA JOINVILLENSE - VIDA VERDENome: ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO ECOLÓGICO CARIJÓS - AMECA
ASSOCIAÇÃO VIANEI DE COOPERAÇÃO E INTERCÂMBIO NO TRABALHO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SAÚDE - AVICITECS
CENTRO DE ESTUDOS INTEGRADOS E DE PROMOÇÃO DO AMBIENTE E DA CIDADANIA - CEIPAC
COALISÃO INTERNACIONAL DA VIDA SILVESTRE - IWC/BRASIL
FUNDAÇÃO ÁGUA VIVA - FAVI
GRUPO PAU-CAMPECHE - GPC
INSTITUTO AMBIENTAL ECOSUL
INSTITUTO BALEIA FRANCA
INSTITUTO CARIJÓS PRÓ-CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
INSTITUTO MANGUE VIVO - IMAVI
INSTITUTO RÃ-BUGIO PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - RÃ-BUGIO
INSTITUTO SERRANO DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA - ISCN
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL DE PROTEÇÃO A VIDA MARINHA - ONG VIDAMAR
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL SÓCIOS DA NATUREZA - ONGSN
PROGRAMA OFICINA EDUCATIVA VERDE VIDA - VERDE VIDA
PROJETO PUMA

Fonte: http://www.mma.gov.br/port/conama/


Dia do Rio

Pôr do Sol - Rio Paraná/Lago de Itaipu
Erico Christmann

Dia 24 de Novembro - Dia do Rio

Através da Lei 11.275 de 21 de dezembro de 1995, foi criado no calendário de eventos do Estado do Paraná o "Dia do Rio", a ser comemorado a cada dia 24 de novembro.
Foi estabelecido que o Poder Público, em conjunto com a coletividaade, promoverá eventos alusivos à data, com a finalidade de fiscalizar a qualidade da água, apresentando e assessorando soluções para a preservação e conservação dos processos ecológicos essenciais à sadia qualidade de vida, em meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Comemorações do Dia do Rio têm início com Caminhada da Natureza
A programação para marcar a passagem do Dia do Rio, data comemorada sempre em 24 de novembro, teve início neste domingo (22), com a realização da Caminhada Internacional da Natureza. O evento aconteceu em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, e reuniu cerca de 300 pessoas, que fizeram um percurso de 10 quilômetros no entorno das represas da Sanepar Piraquara I e Piraquara II, para alertar sobre a necessidade de medidas de proteção aos mananciais.

"O objetivo dessa ação e de outras é aproveitar a data e sensibilizar a população sobre a fragilidade dos rios e a importância de se adotar uma cultura conservacionista em defesa da preservação da própria vida no planeta", explica Maria Arlete Rosa, diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar.
MOSTRA - Já a abertura oficial da agenda unificada das atividades do Governo Estadual para a Semana do Rio acontece nesta segunda-feira (23), em Pinhais com a inauguração, às 16 horas, da "Mostra de Boas Práticas".
A exposição, organizada nas dependências do Parque Newton Freire Maia (PNFM), na Estrada da Graciosa – Km-20, vai até o dia 27 em paralelo ao evento "Fera Com Ciência", da Secretaria Estadual de Educação, e proporcionará aos visitantes atividades educativas sobre conservação ambiental, além das apresentações de trabalhos dos estudantes da rede estadual de ensino.
OUTRAS ATIVIDADES - Entre os dias 22 e 29, o Dia do Rio será lembrado com mais de 100 ações em todas as regiões do Paraná dentro da agenda unificada do Governo Estadual, coordenada pela Sanepar e com atuação conjunta das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Educação, IAP, Suderhsa, Instituto de Terras Cartografia e Geociências (ITCG), Ibama, Copel e prefeituras.

Os destaques dessa programação são o plantio de 13.500 mudas de espécies nativas em 23 bacias hidrográficas paranaenses, distribuídas em 50 municípios, e uma série de debates organizados com diferentes segmentos da sociedade para discutir ações que possam garantir mananciais limpos e com água de boa qualidade para o futuro.

"Será mais uma oportunidade de conscientizar as pessoas sobre os impactos das atividades humanas sobre a natureza e a urgência de conciliar desenvolvimento e preservação", ressalta Maria Arlete.
O Dia do Rio, junto com as demais datas comemorativas relativas ao meio ambiente, foi instituído para chamar a atenção das pessoas para o problema da escassez da água, bem como para a necessidade de proteção dos recursos naturais.
RECOMPOSIÇÃO - Um dos focos da comemoração é incentivar a recomposição e preservação das matas ciliares de todos os rios do Paraná, já que elas estão associadas diretamente à qualidade da água ao evitarem o assoreamento e serem uma barreira natural contra os despejos de agrotóxicos e outros dejetos nos mananciais.
Pela legislação, dependendo da largura de um rio, a área da mata ciliar deve ser constituída entre 30 a 50 metros de largura em ambas margens, enquanto em áreas de represas essa vegetação deve possuir aproximadamente 100 metros além da margem.
O Projeto Caminhada Internacional da Natureza é uma ação de incentivo e promoção do Turismo Rural na Agricultura Familiar coordenada no Paraná pela Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, em parceria com a ONG Anda Brasil, Secretaria de Estado do Turismo e Prefeituras Municipais.

Fonte: Sanepar

Projeto RIO-MAR

Canoagem ‘Radical’

Por Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 20 de Novembro de 2009.

“Nos últimos cimos dos montes erguidos,
Já silva, já ruge do vento o pegão;
Estorcem-se os leques dos verdes palmares,
Volteiam, rebramam, doudejam nos ares,
Até que lascados baqueiam no chão”.
(A tempestade - Gonçalves Dias)

- Treinamento para Travessia da ‘Lagoa dos Patos’

Continuamos com os treinamentos para a Descida do Rio Negro. O ‘encerramento’ desta vez será a ‘Travessia da Lagoa dos Patos’, com saída na ‘Praia da Pedreira’, madrugada de 25 de Novembro, Parque Itapoã, e chegada, prevista, em Rio Grande no dia 1° de Dezembro.

Ontem a previsão de mau tempo me forçou a navegar costeando a margem esquerda do Guaíba até a frente Sul da ‘Ponta Grossa’. Os fortes ventos de popa na ida e, por incrível que pareça, na volta favoreceram bastante o deslocamento. Acostumado a remar longe das águas de Ipanema e da Vila dos Sargentos, havia esquecido da poluição que infesta aquelas áreas. Às vezes tenho de concordar com os ‘Talibãs Verdes’ de que o homem está se tornando um vírus letal para a Mãe Terra.

Hoje, dia da Bandeira, resolvi, contrariando o bom senso, atravessar o Guaíba rumo ao Parque Fazenda Itaponã, meu idílico refúgio. É verdade que o tempo estava perfeito não fosse um pouco de neblina na linha do horizonte. Visitei meu velho amigo, Sr. Américo, e fui passear pelo campo admirando a floração das palmas. Os insetos polinizadores disputavam freneticamente cada flor.

- Abençoados ‘Teiús’

Ao retornar ao cais, onde havia deixado o caiaque, fui surpreendido com a visão de um enorme ‘teiú’ que ziguezagueava pelo campo procurando ovos de quelônios.

Teiú (Tupinambis merianae): cabeça comprida e mandíbula e maxilar fortes, repletos de pequenos dentes pontiagudos. A língua é cor-de-rosa comprida e bífida. A cauda é longa e arredondada. O dorso apresenta barras negras transversais que se alternam com faixas transversais mais claras, com pontos negros e cinzas. A região ventral é clara, com barras negras transversais irregulares. Maior lagarto do continente, atingindo até um metro e vinte centímetros de comprimento. A cauda chega a medir 60 centímetros. Alimentação: variada, incluindo moluscos e artrópodes, vegetais, frutas, ovos, roedores, aves e anfíbios. Fonte parcial: Guia Ilustrado de Animais do Cerrado de Minas Gerais. CEMIG. Editare Editora - 2003.

A língua cor-de-rosa se movimentava sofregamente tentando localizar sua presa. De repente o réptil estancou e, depois de alguns giros sobre o mesmo lugar, iniciou a escavação. O primeiro ovo apareceu logo em seguida e foi de pronto devorado. Quando estava para devorar o quinto ovo, apareceu, não sei de onde, um lagarto bem maior que o primeiro. Alguns giros e demonstrações de hostilidade fizeram o primeiro abandonar o tesouro recém-descoberto. Não sei se por estar saciado ou acovardado perante tamanho adversário. O segundo lagarto continuou a escavação e só se retirou após devorar os oito ovos restantes.

- A Tormenta

O leitor deve estar se perguntando onde está o ‘Radical’ de tudo isso. Às 12h20min iniciei minha viagem de retorno, rumo Nordeste. Após remar vinte minutos alguma coisa ou alguém me fez olhar para o Sul. Um enorme, belo, sinistro e arroxeado cogumelo de tempestade, com belas franjas verticais de brancas nuvens, limitado a Este pelo Farol de Itapoã e a perder de vista a Oeste, surgiu do nada. Resolvi picar a voga achando que seria possível chegar antes dele ao meu destino - a Raia 1, na Pedra Redonda. Pouco depois me virei novamente e o limite Este já era a Ilha do Chico Manoel, a tempestade percorrera 30 quilômetros em menos de vinte minutos. Resolvi aportar na margem direita até que a tempestade passasse, afinal estava a apenas 400 metros de distância e levaria uns cinco minutos para chegar até lá.

Quando alterei o rumo, uma visão cinematográfica: a superfície da água, varrida pelos fortes ventos, formava uma cortina branca de uns dez metros de altura e célere se aproximava. A forte rajada quase me arranca o remo das mãos. Tentei alinhar a proa com o vento usando o leme e remando vigorosamente sem conseguir sucesso. Os ventos de 110 Km/h tentavam assumir o comando de meu caiaque, mas, depois de quinze minutos de muito esforço, consegui acostar e navegar por entre os juncos, próximo à margem, refugiado, até achar uma pequena casa de pescador na Ponta da Figueira.

O dono da casa, o Sr. Inácio, e seu amigo, o Sr. Áureo, gentilmente me convidaram para entrar e ficamos contando estórias de pescador até o tempo melhorar um pouco. Às duas da tarde, cessada a ventania, me despedi dos novos amigos.

- O inigualável ‘Cabo Horn’

No Rio Purus o caiaque duplo, pilotado pelo meu parceiro, estava sendo rebocado por uma embarcação a motor e sofreu sérias avarias. Eu já havia testado o caiaque no Guaíba em circunstâncias similares e o mesmo havia saído incólume do teste. Naquela oportunidade, bastante contrariado, com a possibilidade de nenhum de meus companheiros de viagem conseguir concluir a totalidade do percurso, escrevi um artigo me referindo ao caíque como ‘Frágil’. Hoje, conhecendo todos os fatos, quero me penitenciar junto ao amigo Fábio Paiva, da Opium, fabricante dessa formidável embarcação.

Meu parceiro confessou, em Porto Alegre, enquanto aguardávamos uma entrevista com o jornalista Milton Cardoso da Bandeirantes, que, por diversas vezes, ‘esticava as pernas’ de pé dentro do caiaque, evidentemente forçando a estrutura justamente no ponto que mais tarde veio a cisalhar. Sentava no convés, nos locais de parada, carregava o caiaque antes de colocá-lo n’água e, nas aulas que se permitia dar aos filhos dos ribeirinhos, as crianças não tinham o devido cuidado com as embarcações. Como nas provas de equitação, o canoísta e caiaque formam um conjunto harmonioso e perfeito, desde que se respeitem as características de cada um. Já naveguei 15.500 km com o fantástico ‘Cabo Horn’ da Opium e posso dizer que não o trocaria por nenhum outro da sua categoria. A sua estabilidade enfrentando vento de 110 Km/h demonstram, sem sombra de dúvida, sua qualidade inigualável.



Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

Súplica do Rio

SÚPLICA DO RIO

Deixem-me viver.
Deixem-me viver como nasci,
Límpido e livre
A levar no meu caudal
O imenso manancial
De lendas e de mistérios.
Deixem-me ser o bebedouro,
O lar das garças,
O braço da viola
A cantar no pedregulho.
Deixem-me viver
Que em troca serei a artéria
Que encharcará os vales
As vezes lerdo,
As vezes bravo.
Serei a força do moinho
Que esfarela o trigo
Que vos alimenta.
Serei a fonte de batismo
Dos piazotes, das gaivotas,
A adaga prateada que rasga
O poncho verde dos campos.
Quero umedecer a terra
Aonde os frutos brotam.
Quero beijar barrancas
E ondular as sombras
De você.
Deixem-me morrer...no mar.

Léo Ribeiro de Souza – “Raízes”

Rios do Brasil

Rio Negro - Amazonas


Rios do Acre

Rio Acre
Rio Acuriá
Rio Acurauá
Rio Amônea
Rio Aparição
Rio Breu
Rio Caeté
Rio Caipora
Rio Chandless
Rio Envira
Rio Embirá
Rio Gregório
Rio Grajaú
Rio Humaitá
Rio Iaco
Rio Jurupari
Rio Juruá
Rio Juruá-Mirim
Rio Ouro Preto
Rio das Minas
Rio Moa
Rio Muru
Rio Natal
Rio Paraná da Viúva
Rio Paratari
Rio Purus
Rio São Luís
Rio São João
Rio Tarauacá
Rio Tejo
Rio Valparaíso
Rio Xapuri

Rios do Amapá

Rio Amapá Grande
Rio Amapari
Rio Amazonas
Rio Apurema
Rio Araguari
Rio Cassiporé
Rio Calçoene
Rio Flexal
Rio Gurijuba
Rio Jari
Rio Matapi
Rio Maracá
Rio Maracapí
Rio Mutuacá
Rio Oiapoque
Rio Pedreira
Rio Tartarugal Grande
Rio Tartarugalzinho
Rio Vila Nova
Rio Camarajibe
Rio Capiá
Rio Coruripe
Rio Ipanema
Rio Manguaba
Rio Marituba
Rio Moxotó
Rio Mundaú
Rio Paraíba do Meio
Rio Santo Antônio Grande
Rio São Francisco
Rio Traipu

Rios do Amazonas

Rio Amazonas
Rio Canumã
Rio Içá
Rio Japurá
Rio Jari
Rio Juruá
Rio Jutaí
Rio Madeira
Rio Negro
Rio Preto da Eva
Rio Purus
Rio Roosevelt
Rio Solimões
Rio Uaupés
Rio Urubu
Rio Xingu

Rios da Bahia

Rio Almada
Rio do Antônio
Rio Brumado
Rio Buranhém
Rio Cachoeira
Rio Capivari
Rio Cariacá
Rio Caraíva
Rio Carinhanha
Rio Catolé "Grande"
Rio das Contas
Rio Corrente
Rio dos Frades
Rio Gavião
Rio Gongoji
Rio Grande
Rio Itacanoeira
Rio Itaguari
Rio Itanhém ou Rio Alcobaça
Rio Itapicuru
Rio Jacaré
Rio Jacuípe
Rio Jequitinhonha (Minas Gerais e Bahia)
Rio João de Tiba
Rio Jucuruçu (Minas Gerais e Bahia)
Rio Mucuri (Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais)
Rio Paramirim
Rio Paraguaçu
Rio Pardo
Rio Peruípe (Minas Gerais e Bahia)
Rio Pojuca
Rio Preto
Rio das Rãs
Rio Sacraiú
Rio Salitre
Rio Santana
Rio Santo Antônio
Rio Santo Onofre
Rio São Francisco
Rio Sapão
Rio Serjimirim
Rio Tijuípe
Rio Una
Rio Utinga
Rio Vaza-Barris (Bahia e Sergipe)
Rio Verde Grande (Bahia e Minas Gerais)
Rio Vermelho

Rios do Ceará, Brasil

Rio aubanju
Rio Acaraú
Rio Aracatiaçu
Rio Aracatimirim
Rio Banabuiú
Rio Bastiões
Rio Batateiras
Rio Boa Viagem
Rio Cacondé
Rio Cangati
Rio Canindé
Rio Capitão-mor
Rio Carás
Rio Cariús ou Riacho Cariús
Rio Caxitoré
Rio Ceará
Rio Choró
Rio Cocó
Rio Conceição ou Riacho Conceição
Rio Contendas ou Riacho Contendas
Rio Coreaú
Rio Cruxati
Rio Cunhamati ou Riacho Cunhamati
Rio Curu
Rio Figueiredo
Rio Granjeiro
Rio Groairas
Rio Itacolomi
Rio Jaguaribe
Rio Jaibaras
Rio Jardim ou Riacho Jardim
Rio Jatobá
Rio Jucá
Rio Macacos ou Riacho dos Macacos
Rio Macambira
Rio Missão Velha
Rio Mundaú
Rio Pacoti
Rio Palhano
Rio Piranji
Rio Porcos ou Riacho dos Porcos
Rio Poti
Rio Pai Mané
Rio Pajé
Rio Quixeramobim
Rio Salgado
Rio Sangue ou Riacho do Sangue
Rio São Gonçalo
Rio Seriema
Rio Sitiá
Rio Timonha
Rio Truçu
Rio Tucunduba
Rio Xucuruí

Rios do Distrito Federal

Rio Descoberto
Rio Maranhão
Rio Paranoá
Rio Preto
Rio São Bartolomeu
Rio Sobradinho

Rios do Espírito Santo

Rio Doce
Rio Itapemirim
Rio Itaúnas
Rio Jucu
Rio São Mateus

Rios de Goiás

Rio Areias
Rio Aporé
Rio Araguaia
Rio Claro
Rio Corrente
Rio Corumbá
Rio Crixá-Açu (ou Crixá Grande)
Rio Crixá-Mirim (ou Crixá Pequeno)
Rio das Almas
Rio dos Bois
Rio Jacaré
Rio Manuel Alves
Rio Maranhão
Rio Meia-Ponte
Rio Paranã
Rio Paranaíba
Rio dos Peixes
Rio Preto
Rio Santa Teresa
Rio São Marcos
Rio São Patrício
Rio do Sono
Rio Tocantins
Rio Tocantinzinho
Rio Vermelho

Rios do Maranhão

Rio Anil
Rio Corda
Rio Gurupi
Rio Itapecuru
Rio Mearim
Rio Munim
Rio Parnaíba
Rio Pindaré
Rio Tocantins
Rio Turiaçu

Rios de Mato Grosso do Sul

Rio Abobral
Córrego Alegre
Rio Amambaí
Rio Amanguijá
Rio Anhanduí-Guaçu
Rio Apa
Rio Aporé
Rio Aquidauana
Rio Branco
Rio Caracol
Rio Combate
Rio Correntes
Rio Coxim
Ribeirão Dois Córregos
Córrego Estrelinha
Córrego Fundo
Córrego das Furnas
Rio Guaçu
Rio Iguatemi
Córrego Ita
Córrego Itaquiraí
Ribeirão Lontra
Rio Maracaí
Rio Miranda
Córrego da Moeda
Rio Negro
Rio Novo
Arroio do Ouro
Ribeirão do Palmito
Rio Pântano
Rio Paraguai
Rio Paraná
Rio Paranaíba
Rio Pardo
Ribeirão Pau Vermelho
Rio do Peixe
Rio Perdido
Rio Pirajuí
Rio Piripucu
Córrego Progresso
Rio Quitéro
Córrego Santo Ilíada
Rio São Lourenço
Ribeirão São Mateus
Rio Sucuriu
Rio Taquari
Rio Taquiri
Rio Tarunã
Rio Tererê
Córrego Tuma
Rio Verde
Rio Salobra

Rios de Mato Grosso

Rio Araguaia
Rio Arinos
Rio Cuiabá
Rio Guaporé
Rio Jauru
Rio Juruena
Rio São Manuel (ou rio Teles Pires)
Rio das Mortes (ou rio Manso)
Rio Paraguai
Rio Piqueri
Rio Roosevelt
Rio São Lourenço
Rio Vermelho
Rio Xingu

Rios de Minas Gerais

Rio São Francisco
Rio Pará
Rio Itapecerica
Rio Paraopeba
Rio Cipó
Rio das Velhas
Rio Paracatu
Rio Urucuia
Rio Verde Grande
Rio Carinhanha
Rio Paraíba do Sul
Rio Paraibuna
Rio Pomba
Rio Muriaé
Rio Pirapetinga
Rio Grande
Rio das Mortes
Rio Paranaíba
Rio Doce
Rio Piracicaba
Rio Mucuri
Rio Jequitinhonha
Rio Itabapoana
Rio Grande

Rios do Pará

Rio Amazonas
Rio Araguaia
Rio Gurupi
Rio Iriri
Rio Jari
Rio Nhamundá
Rio Pará
Rio Tapajós
Rio Tocantins
Rio Trombetas
Rio Xingu
Rio Guamá

Rios da Paraíba

Rio Abiaí
Rio Aterro
Rio Cabocó
Rio Cachoeiro
Rio Camaço
Rio Camaratuba
Rio Carnaúba
Rio Curimataú
Rio da Farinha
Rio do Galé
Rio do Meio
Rio do Umbuzeiro
Rio dos Oitis
Rio Engenho Novo
Rio Espinharas ou Rio Espinhara
Rio Estiva
Rio Floriano
Rio Gargaú
Rio Garou
Rio Gramame
Rio Gravatá
Rio Guaji
Rio Guandu
Rio Gurinhém
Rio Gurinhenzinho
Rio Ingá
Rio Jaburu
Rio Jacoca
Rio Jacu
Rio Jenipapo
Rio Mamanguape
Rio Mamuaba
Rio Maré
Rio Miriri
Rio Mocatu
Rio Mumbaba
Rio Obim
Rio Papocas
Rio Paraíba do Norte (ou Rio Paraíba)
Rio Paraibinha
Rio Paroeira
Rio Pau-Brasil
Rio Peixes
Rio Piancó
Rio Picuí
Rio Piranhas (ou rio Açú)
Rio Pirari
Rio Preto
Rio da Ribeira
Rio Saboji
Rio Sal Amargo
Rio Salgadinho
Rio Salvador
Rio Sanhauá
Rio São Francisco
Rio São José dos Cordeiros
Rio Seridó
Rio Soé
Rio Solto
Rio Sombrio
Rio Sucuru
Rio Tapera
Rio Taperoá
Rio Tapira
Rio Tibirizinho
Rio Una

Rios do Paraná

Rio Açu
Rio Açungui
Rio Adelaide
Rio Água Quente
Rio Águas Vermelhas
Rio Água Branca
Rio Água Amarela
Rio Alonzo
Ribeirão Andirá
Ribeirão das Antas
Rio Areia ou Rio da Areia
Rio Andrada ou Rio Andrade
Rio Azul
Rio Bandeira
Ribeirão Bandeirante
Rio do Banho
Rio Barabaqua
Ribeirão da Barra
Rio Barra Grande
Rio Barreiro
Rio Belo
Rio Benjamim Constant
Rio Boa Vista
Rio Bonito
Arroio Bonito ou Rio da Anta
Rio Borboleta
Arroio da Botuca
Rio Branco
Rio Belém
Rio Cachoeira
Rio Caiuá
Rio Campo Real
Rio Canoas
Rio Cantu ou Rio Cantú
Rio Capanema
Rio Capão Grande
Rio Capivari
Rio Capricórnio
Rio Caracú
Rio Carajá
Rio Carantuva
Rio Cavernoso
Rio Chopim
Rio Cinco Voltas
Rio das Cinzas
Rio Claro
Rio das Cobras
Rio do Cobre
Rio Congonhas
Ribeirão Coroa de Frade
Rio Corumbataí
Ribeirão do Corvo
Rio Cunhaporanga
Ribeirão do Diabo
Rio Encantado
Rio esperança
Rio da Faca
Rio da Fartura
Rio Feio
Rio Floriano
Rio Formoso
Rio Forquilha (ou rio Inhandava)
Rio Fortaleza
Rio Goioerê
Rio Goio-Bang
Rio Gonçalves Dias
Rio Grande
Arroio Guaçu
Rio Guarani
Rio Lajeado Grande dos Índios ou Lajeado Grande dos Índios
Rio Guarauninha
Rio Igapó
Rio Iguaçu
Rio Imbaú
Rio Imbituva
Rio Ipiranga
Rio Iporã
Rio Itapirapuã
Rio Iratim
Rio Iratinzinho
Rio Itaúna
Rio Itararé
Rio Ivaí
Rio Ivaizinho
Rio Jacaré
Rio Jacarezinho
Rio Jaguariaíva
Rio Jangada
Rio Jararaca
Rio dos Jesuítas
Rio Jordão
Rio Jutuva
Rio jacutinga
Rio Laranjal
Rio Laranjeiras
Rio Lajeado
Rio das Lontras
Rio Lonqueador
Rio Macacos
Rio Mamboré
Rio Marrecas
Rio Mato Rico
Rio Maurício
Rio do Meio
Rio Melissa
Rio Miringuava
Rio Mourão
Rio Muguilhão
Rio Negro
Rio Ocoi
Rio da Onça
Rio da Paca
Rio Palmital
Rio dos Papagaios
Rio Paracaí
Rio Paraná
Rio Paranapanema
Rio Parati
Rio Passa Três
Rio Passa Una
Rio Passaúna
Rio Pato Branco
Rio dos Patos
Rio da Pescaria
Rio Pinhão
Rio Pimpão
Rio Piraí
Rio Piraí-Mirim
Rio Piquiri
Rio Pirapó
Rio Piraquara
Rio Pitanga
Rio Pitangui
Rio Poço Bonito
Arroio Poço Grande
Rio Ponta Grossa
Rio Potinga
Rio da Prata
Rio Puturã
Rio Quati
Arroio Rafael
Rio Ribeirinha
Rio Represa Grande
Rio Ribeira
Rio do Rocha
Rio do Salto
Rio Santana (ou Rio Sant'Ana)
Rio Santa Quitéria
Rio Santo Antônio
Rio São Francisco
Rio São Francisco Falso (Braço Sul)
Rio São Francisco Falso (Braço Norte)
Rio São Jerônimo
Rio São João
Rio São João Surrá
Rio São Lourenço
Rio São Sebastião
Rio Sapucaí (ou Rio Rebouças)
Rio Siemens
Rio Tacaniça
Ribeirão Tamanduaeté
Rio Tapera
Rio Tatuí
Rio Tormenta
Rio Tapiracuí
Rio Tibagi
Ribeirão do Tigre
Rio Tricolor
Lajeado Tucuiduva
Rio Tourinho
Rio Turvo
Rio Ubazinho
Rio Uberaba
Rio Urutago
Rio da Várzea
Rio do Veado
Rio Verde
Rio Vermelho
Rio Vitorino
Rio Vorá
Rio Xambrê
Arroio Zororó

Rios de Pernambuco

Rio Beberibe
Riacho dos Cachorros
Rio Camarajibe
Rio Camevou
Rio Capibaribe
Rio Capibaribe Mirim
Rio Goiana
Rio Goitá
Rio Ipanema
Rio Ipojuca
Rio Jaboatão
Rio Jordão
Rio Moxotó
Rio do Navio
Riacho do Navio
Rio Orobó
Rio Pajeú
Rio Parnaso
Rio Piranji
Rio Pirapama
Rio Preto (Pernambuco)
Rio São Francisco
Rio Siriji
Rio Tapacurá
Rio Tejipió
Rio Tracunhaém
Rio Una
Rio Verde (Pernambuco)
Rios do Piauí
Rio Canindé
Rio Gurguéia
Rio Itaueira
Rio Longá
Rio Parnaíba
Rio Piauí
Rio Piranji
Rio Poti
Rio São Nicolau
Rio Uruçuí-Preto
Rio Uruçuí-vermelho ou Uruçuizinho
Rios do Rio de Janeiro.
Rio Acari
Rio Alcântara
Rio Bocaina
Rio Barra Mansa
Rio Botas
Rio Bracuí
Rio Cabuçu
Rio Campista
Rio Carangola
Rio Carioca
Rio Carukango
Rio Capivari
Rio Comprido
Rio Dois Rios
Rio Faria
Rio Grande
Rio Guandu
Rio Guandu-Mirim
Rio Guapiaçu
Rio da Guarda
Rio Guaxindiba
Rio Iguaçu
Rio Itabapoana
Rio Jequiá
Rio Macabu
Rio Macabuzinho
Rio Macacu
Rio Macaé
Rio Majé
Rio Maria Paula
Rio Mazomba
Rio Meriti
Rio Muriaé
Rio Mambucaba
Rio Maracanã
Rio Negro
Rio Paquequer (em Sumidouro)
Rio Paquequer (em Teresópolis)
Rio Paraíba do Sul
Rio Paraibuna
Rio Pati
Rio Pavuna
Rio Pendotiba
Rio Perequê
Rio Piabanha
Rio Piabinha
Rio Piraí
Rio Pirapetinga
Rio Pomba
Rio Preto
Rio Sana
Rio Santo Agostinho
Rio Santa Catarina
Rio Sarapuí
Rio São João
Rio Tinguá
Rio Trapicheiros
Rio Turvo
Rio Ururaí

Rios do estado do Rio Grande do Norte

Rio Acauã
Rio Apodi ou Mossoró
Rio Boldum
Rio Catu
Rio dos Cavalos
Rio Ceará-Mirim
Rio Curimataú
Rio Doce
Rio Jacu
Rio Japi
Rio Jundiaí
Rio Maxaranguape
Rio Parau
Rio Piranhas ou Açu
Rio Pitimbu
Rio Pium
Rio Potenji
Rio Punaú
Rio Seridó
Rio Trairi
Rio Umbuzeiro

Rios do Rio Grande do Sul

Rio Amandaú
Rio das Antas
Rio Belo
Rio Buricá
Rio Buriti
Rio Cacequi
Rio Cadeia
Rio Caí
Rio Camacuã
Rio Camisas
Rio Caracol
Rio Carreiro
Rio Caxambu
Rio Cipamaroti
Rio Comandaí
Rio Divisa
Rio dos Caixões
Rio dos Corvos
Rio Dourado
Rio Forqueta
Rio Gravataí
Rio Guaçú
Rio Guaíba, chamado rio, apesar de ser um lago
Rio Guaporé
Rio Guarita
Rio Ibicuí
Rio Ibicuí da Armada
Rio Ibicuí da Cruz
Rio Ibirapuitã
Rio Ibirapuitã Chico
Rio Ibirubá
Rio Ijuí
Rio Ijuizinho
Rio Itu
Rio Ituim
Rio Ivaí
Rio Jaguarão
Rio Jacuí
Rio Jacuizinho
Rio Jacuí-Mirim
Rio Jaguari
Rio Jaguarizinho
Rio Lajeado Grande
Rio Macaco
Rio Mampituba
Rio Mineiro
Rio Maquiné
Rio Maratá
Rio Mauá
Rio Muniz
Rio Negro
Rio Ogarantim
Rio Ouro
Rio Paranhana
Rio Passo Fundo
Rio Pelotas
Rio Piaí
Rio Pinhal
Rio Piraju
Rio Piratini
Rio da Prata
Rio Quaraí
Rio Quebra-Dentes
Rio Rolante
Rio Santa Maria
Rio Santa Rosa
Rio Santo Cristo
Canal de São Gonçalo
Rio São Lourenço do Sul
Rio São Sepé
Rio dos Sinos
Rio Soturno
Rio Tainhas
Rio Taquara
Rio Taquari
Rio Taquari-Mirim
Rio da Telha
Rio Toropi
Rio Tramandaí
Rio Três Forquilhas
Rio Turvo
Rio Uruguai
Rio Vacacaí
Rio da Várzea
Arroio das Caneleiras
Arroio Chuí
Arroio do Quilombo
Arroio Pelotas

Rios de Rondônia

Rio Barão do Melgaço
Rio Guaporé
Rio Ique
Rio Ji-Paraná
Rio Machado
Rio Madeira
Rio Mamoré
Rio Palmeira
Rio Paraná-Pixuna
Rio Roosevelt

Rios de Roraima

Rio Água Boa do Univiní
Rio Ailã
Rio Ajarani
Rio Alalaú
Rio Branco
Rio Catrimani
Rio Cauamé
Rio Itapará
Rio Mucajaí
Rio Surumu
Rio Tacutu
Rio Uraricoera
Rio Urubu
Rio Xeruini

Rios de Santa Catarina

Rio das Antas
Rio Alto Braço
Rio Amola-Faca
Rio Antoninha
Rio Araranguá
Rio Araújo
Rio Ariranha
Arroio Grande
Arroio São Pedro
Rio Barra Grande
Rio Benedito
Rio Biguaçu
Rio Bituva
Rio Bonito
Rio do Braço
Rio Braço do Norte
Rio Bücheler
Rio banana
Rio Caçador Grande
Rio Cachoeira
Rio Camboriú
Rio Campo Novo do Sul
Rio Canoas
Rio Canoinhas
Rio Capetinga
Rio Capivaras
Rio Capivari
Rio Carahá
Rio Catundó
Rio Caveiras
Rio dos Cedros
Rio Chalana
Rio Chapecó
Rio Chapecozinho
Rio Correntes
Rio Cubatão do Norte
Rio Cubatão do Sul
Rio Camerão
Rio Desquite
Rio Duna ou do Una ou d`Una
Rio da Divisa
Rio Engano
Rio Feliciano
Rio do Filipe
Rio das Flores
Rio Hercilio
Rio Humboldt
Rio Iguaçu
Rio do Índio
Rio dos Índios
Rio Inferno Grande
Rio Iracema
Rio Irani
Rio Imaruí (ou rio Imaruim)
Rio Itajaí
Rio Itajaí-Açu
Rio Itajaí-Mirim
Rio Itajaí do Norte
Rio Itajaí do Oeste
Rio Itajaí do Sul
Rio Itapocu
Rio Itapocuzinho
Rio Itapurã
Rio Itoupava
Rio Jacutinga
Rio Jangada
Rio Jaraguá
Rio João Paulo
Rio Jundiá
Rio Lajeado Agudo
Rio Lajeado Macuco
Rio Laranjeiras
Rio Lava-Tudo
Rio Leão
Rio Luís Alves (ou rio Luisinho)
Rio da Madre
Rio do Mato
Rio do Meio
Rio Macaco Branco
Rio Mãe Luzia
Rio Mampituba
Rio Manuel Alves
Rio Mansinho
Rio Maria Preta
Rio Marombas
Rio Maruim (ou Imaruí ou Imaruim)
Rio Morto
Rio Negrinho
Rio Negro
Rio Novo
Rio da Onça
Rio do Ouro
Rio do Ntanael
Rio Paciência
Rio Palheiro
Rio Palmitos
Rio Palmital
Rio das Pedras
Rio do Peixe
Rio Pelotas
Rio Pelotinhas
Rio Peperi-Guaçu
Rio Pequeno
Rio Perimbó
Rio Pilões
Rio do Pinto
Rio Pinheirinho
Rio Piraí
Rio Pirabeiraba
Rio dos Porcos
Rio dos Portões
Rio do Povoamento
Rio Preto
Rio Púlpito
Rio Quilombo
Rio Quinze de Novembro
Rio Rancho Grande
Rio Ratones
Rio Ribeirão do Baú
Rio Santa Cruz
Rio Santo Antônio
Rio São Bento
Rio São Domingos
Rio São João
Rio São Mateus
Rio Sangão
Rio Sargento
Rio Saudades
Rio Sumidouro
Rio Tavares
Rio Tamanduá
Rio Tijucas
Rio Timbó
Rio Timbozinho
Rio Três Barras
Rio Tributo
Rio Tubarão
Rio do Sertão
Rio Uruguai
Rio Uruçanga
Rio Vacas Gordas
Rio Vermelho
Rios de São Paulo
Ribeirão do Abrigo
Ribeirão Água Fria
Ribeirão Água Quente
Ribeirão Anhumas
Rio Aguapeí
Ribeirão Aguda
Rio Alambari
Rio Alambari
Rio das Almas
Rio Anhangabaú
Rio Araguá
Rio Araraquara
Rio Aricanduva
Rio Apiaí-guaçu
Rio Apiaí-mirim
Rio Avecutá
Ribeirão Azul
Ribeirão Banguaçu
Rio Baquirivu-Guaçu
Ribeirão Barra
Rio Barra Mansa
Rio Batalha
Ribeirão Batatais
Rio Bauru
Rio Biritiba-mirim
Ribeirão Boa Vista
Ribeirão Bonito
Rio Branco
Ribeirão do Bugio
Rio Boa Esperança
Rio Cachoeirinha
Córrego Campestre
Ribeirão Canoas
Ribeirão do Carrapato
Ribeirão Capetinha
Rio Capivara
Rio Capivari
Rio Capivari
Rio Claro
Rio Comprido
Rio Corumbataí
Ribeirão do Corvo
Rio Cotia
Rio Cotovelo
Rio Cubatão
Ribeirão Cuiabá
Ribeirão do Cunha
Rio Dourado
Rio Embu- Guaçu
Rio Embu-mirim
Córrego das Feiticeiras
Ribeirão dos Ferreiras
Rio Furuba
Ribeirão Feijão
Córrego do Gregório
Rio Grande
Rio Guapira
Rio Guarapiranga
Rio Guarapó
Rio Guareí
Rio Guaxupé
Rio Itapanhaú
Rio Itapeti
Rio Itapetininga
Rio Itapicuru
Rio Itimitim
Rio Itupeva
Ribeirão Jacarecatinga
Rio Jacaré-Guaçu
Rio Jacaré-Pepira
Rio Jacuí
Rio Jacupiranga
Ribeirão Jaguaretê
Rio Jaguari
Rio Jaguari-Mirim
Rio Jaqueri
Ribeirão do Jardim
Rio Jataí
Rio Jaú
Rio Jundiaí
Rio Jundiuvira
Rio Juquiá
Ribeirão Lajeado
Ribeirão Lambari
Rio Lambari-Parateí
Ribeirão Laranja Doce
Rio Lençóis
Ribeirão Macaúbas
Ribeirão Mato Grosso
Rio Moji-Guaçu
Rio Moji-Mirim
Rio Monjolinho
Ribeirão do Meio
Rio Palmital
Rio Paraíba do Sul
Rio Paraibuna
Rio Paraitinga
Rio Paraná
Rio Paranapanema
Rio Parateí
Rio Pardo
Rio Pariquera-Açu
Rio Passa Cinco
Ribeirão dos Patos
Ribeirão dos Patos
Ribeirão Pau D'Alho
Rio Paulo Diniz
Ribeirão da Pauta
Rio das Pedras
Córrego das Pedras (ou Córrego Mandi)
Ribeirão das Pedras
Rio do Peixe
Ribeirão da Piedade
Rio Piçarrão
Rio Pilões
Rio Pinheiros
Rio Piracicaba
Ribeirão Piracicamirim
Rio Pirapozinho
Ribeirão das Posses
Rio Preto
Ribeirão Queimada
Rio do Quilombo
Rio Ribeira
Rio Ribeira de Iguape
Ribeirão Santa Bárbara
Ribeirão do Saltinho
Ribeirão Santa Rita
Rio Santa Rita
Rio Santo Anastácio
Ribeirão de Santo Inácio
Rio São Domingos
Córrego São João (ou Córrego Prata)
Ribeirão São João
Rio São José
Rio São José dos Dourados
Rio São José Guapiara
Rio São Lourenço
Córrego São Pedro
Rio Sapucaí-Mirim
Rio Sarapuí
Rio Sorocaba
Rio Taiaçupeba
Rio Taquari
Rio Taquari-guaçu
Rio Taquaruçú
Rio Tamanduateí
Rio Tatuí
Rio Tibiriçá
Rio Tietê
Córrego da Traição
Rio Turi
Rio Turvo
Rio Verde
Rio Vermelho

Rios de Sergipe

Rio Capivara
Rio Cágado
Rio Campanha
Rio Ganhamoroba
Rio Jacarecica
Rio Jacaré
Rio Jacoca
Rio Japaratuba
Rio Lajes
Rio Parnamirim
Rio Piauí
Rio Pitanga
Rio Pomomba
Rio Poxim
Rio Real
Rio Salgado
Rio São Francisco
Rio Sergipe
Rio Sovacão
Rio Vaza-Barris
Rio Vermelho

Rios de Tocantins

Rio Araguaia
Rio Alagadiço
Rio Javaés
Rio Paranã
Rio Manuel Alves
Rio Santa Teresa
Rio do Sono
Rio Tocantins
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...