Projeto RIO-MAR



Treinando para o Rio Negro, professor encara a Lagoa dos Patos

Por Cel Araujo

26 Nov - 08 horas

Missão abortada!
Após ter encarado ventos de través (laterais) e de proa de cerca de 100km/h e ondas de 1,5m, a equipe de coordenação e apoio solicitou ao Cel Hiram que (em linguagem militar) abortasse a missão, haja vista que as condições de tempo tendem a piorar no dia de hoje, com o que ele concordou, embora a contragosto.

Tal decisão foi tomada em virtude de uma elevação desproporcional do coeficiente de risco humano e material para uma travessia que seria apenas um treinamento para a descida do Rio Negro em janeiro.

25 de novembro - 12h08min

O Cel Hiram informa que os ventos continuam muito fortes, gerando ondas altas e impedindo o avanço do caiaque. Realizou várias tentativas de prosseguir, apesar do tempo, mas somente estava conseguindo uma velocidade de 4,5km/h e às custas de um grande esforço e risco.

Como está localizado a 1,5km da Ponta da Deserta, resolveu aportar na margem e aguardar uma melhora do tempo, o que só deve ocorrer amanhã, pela previsão metereológica.

A Ponta das Desertas está localizada no Parque Estadual de Itapoã na extremidade da Praia de Fora. É uma formação sedimentar arenosa. É estendida de forma submersa, formando então o Banco das Desertas, que é um dos bancos de areia da Lagoa dos Patos.

Clique aqui e conheça mais sobre a Praia do Sítio, um lugar inesquecível próximo à Ponta das Desertas. O artigo é do site www.popa.com.br e tem por título "Praia do Sítio - Paisagem proibida, história desconhecida "

25 de novembro - 04h08min

O Cel Hiram enviou a seguinte mensagem por celular:
"Saí às 02h30min. Os ventos estão muito fortes. Aportei no farol às 03h12min. Estou aguardando a melhora do tempo para poder entrar na Lagoa dos Patos."

Como coroamento dos treinos para a segunda fase do Projeto Desafiando o Rio-Mar, quando descerá o Rio Negro em janeiro, o Cel Hiram Reis e Silva percorrerá a Lagoa dos Patos, entre Porto Alegre e Rio Grande, em um percurso de cerca de 240km.

A partida acontecerá às 03 horas de 25 de novembro, da Praia da Pedreira - Ponta de Itapoã, e a chegada em Rio Grande está prevista para o dia 01 de dezembro.

Todo o apoio durante o percurso estará sendo prestado pela Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, através de suas Unidades, Subunidades e Frações existentes às magens da Lagoa ou em locais próximos. Esse apoio foi viabilizado por intermédio do Cel PM Sérgio Pastl, Diretor de Ensino da BM, pai de aluno, experiente velejador e um grande entusiasta e apoiador do Projeto Desafiando o Rio-Mar.

O rastreamento via satélite do caiaque estará sendo feito, mais uma vez, pela empresa Skysulbra, através do ex-aluno Luiz Felipe Meneghetti Regadas. Na equipe de coordenação e apoio trabalham o Cel PM Sérgio Pastl, a Prof. Silvana Schuler Pineda, a Srtª Rosângela Maria de Vargas Schardosin e o Cel Leonardo Araujo.

A Rádio Bandeirantes AM veiculará boletins diários no programa "Bandeirantes a Caminho do Sol", apresentado pelo jornalista Milton Cardoso das 23h à 01h, de segunda à sexta-feira.

24 de novembro - 22h40min

Saída: Praia da Pedreira - Parque Itapoã
Horário 03:00
Objetivo 1: coroamento do treinamento para a descida do rio Negro no estado do Amazonas. A Lagoa apresenta dificuldades bem maiores que a dos rios amazônicos com seus ventos, tempestades e falta de correnteza.
Objetivo 2: Chegar à Ponta das Desertas ao amanhecer. Neste local temos de navegar 22 Km até a margem oriental da Lagoa dos Patos. Tempo estimado 03h20min com vento Leste. Como é o trecho mais perigoso a chegada ao amanhecer me permitirá escolher o momento mais adequado para a travessia.
Partirei direto seguindo o Farol, mantendo a navegação colada à costa, vou entrar na Lagoa e percorrer todo o trajeto da Praia de Fora até seu extremo Oriental. Após a travessia, a parada, para pernoite, prevista é num canal de irrigação onde se avista, pelo Google, algumas construções que, espero, me permitam montar um bom acampamento.
Apoio: O apoio da Brigada Militar através do amigo velejador Cel PM Sérgio Pastl e o sensoriamento remoto adaptado pelo irmão maçon Regadas, da Skysulbra, para ser utilizado no caiaque nos dão a segurança de que as medidas tomadas foram as adequadas para nossa jornada.
Este ano tivemos nosso treinamento bastante prejudicado pelas chuvas. Se conseguirmos chegar a Rio Grande no período planejado, seis dias, isso demonstrará que apesar da falta de treinamento adequado estamos preparados.

Fonte: Site do CMPA
Este blog está acompanhando as atividades do Prof Hiram com o Projeto RIO-MAR, exaltando a valorização dos nossos rios, lagos e lagoas.
Boa sorte em sua jornada de navegação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...